Como escolher a melhor hospedagem de sites para seu blog

Como escolher a melhor hospedagem de sites para o seu blog? Estou escrevendo este artigo com dois objetivos principais, o primeiro é alertar você a não “cair no conto das indicações dos gurus”  e o segundo objetivo é te ajudar a começar seu negócio na Internet hospedando ( ou transferindo ) seu blog em uma hospedagem realmente boa que tenha um preço acessível para quem está começando e ao mesmo tempo tenha um bom suporte e serviço para não te dar dor de cabeça lá na frente.

Indicações sobre Melhor Hospedagem de Sites e Blogs

Antes de falar sobre hospedagem de sites eu quero te dar uma dica preciosa: Cuidado com Indicações de Terceiros… Quando eu me refiro a “terceiros” é de forma bem ampla mesmo, desde pessoas indicando determinada empresa, até mesmo indicações em artigos ou revistas que mostram “rankings das melhores hospedagens”..

Eu comecei a trabalhar com Internet bem no começo da Internet no Brasil, em 1997 e eu já tinha alguns sites construídos em domínios gratuitos como no antigo serviço da Globo o Kit.net e um dia resolvi que era hora de criar um site mais profissional com domínio próprio, na época eu bati muito a cabeça e tive vários problemas com empresas de hospedagem de sites.

Eu sinceramente não me recordo o nome das primeiras empresas em que hospedei meus primeiros sites, mas de uma coisa eu me lembro, eu fui na onda das indicações. Eu ainda não conhecia muito sobre Internet e acabei contratando serviços que vi pessoas recomendando na Internet, o que eu não sabia na época é que aquelas pessoas estavam apenas querendo ganhar dinheiro com seus links de afiliados destas empresas.

Pouco tempo depois quando eu “descobri” sobre esta questão resolvi ir por outro caminho e fui atrás do que os “profissionais recomendavam”, vi que grandes revistas de informática recomendavam a Locaweb como a maior e melhor hospedagem de sites do Brasil, também comecei a ver propagandas desta empresa em vários sites especializados no Brasil e pensei que esta realmente poderia ser uma empresa ótima para hospedar meus sites, me enganei, feio….

Em ambas as situações acima eu confiei na recomendação de terceiros e me dei mal, sofrendo com hospedagens que tinham um péssimo suporte, com sites fora do ar por mais de um dia, com planos que ofereciam uma coisa e na verdade eram outra, etc. Portanto cuidado com recomendações, mesmo que venham de pessoas ou empresas aparentemente grandes e confiáveis.

Qual é a Melhor Hospedagem de Sites?

Esta é uma resposta difícil de ser respondida, ainda mais hoje com milhares de empresas de hospedagem e todas dizendo que tem o melhor serviço.Além disso também é preciso analisar qual o tipo de hospedagem que você vai precisar, se vai utilizar um servidor windows ou linux por exemplo…

No caso da criação de blogs é necessário o Word Press que normalmente está relacionado a hospedagem linux, portanto vamos levar este item em consideração, também é importante saber que preço baixo não é o item mais importante e sim a qualidade, ou seja, é um erro escolher sua hospedagem de site apenas olhando o preço.

Vou escrever aqui minha opinião sobre 5 empresas de hospedagem de sites, dentre elas a que eu utilizo no momento, tenho certeza que as informações a seguir vão te ajudar a tomar uma decisão e escolher sua empresa de hospedagem,continue lendo abaixo para acompanhar:

Hospedagem de Site Locaweb

Como escrevi no início deste artigo eu tive uma péssima experiência com a Locaweb e não recomendo a ninguém! É uma empresa que te mais marketing do que qualidade..

Para sites pequenos, bem pequenos diga-se de passagem talvez você não vá ter nenhum problema, mas basta o site crescer um pouco que os problemas começarão a aparecer e a solução mais provável que vão te oferecer é contratar um plano X vezes mais caro, certa vez eu fiquei com um site bem importante fora do ar por uns 3 dias lá e eles não se mexeram pra resolver, só queriam me empurrar outro plano.

Meu conselho: Fuja da Locaweb! É só propaganda, de melhor serviço de hospedagem do Brasil não tem nada..

Hospedagem de Site UOL Host

Outra grande empresa, com um nome muito conhecido. Eu particularmente nunca usei os serviços da UOL Host porque pesquisei bastante antes e encontrei muitas pessoas reclamando a respeito, muitas mesmo, basta você dar uma olhada no site do Reclame Aqui.

Também tem sites de blogueiros comentando experiências bem negativas que tiveram com a UOL Host, você pode ver um destes relatos neste artigo sobre hospedagem do site do Curiosando por exemplo, mas se buscar no Google vai encontrar outros casos semelhantes.

Então ao contrário do serviço de registro de domínios internacionais que apesar de alguns por menores podem ser feito na UOL Host sem maiores problemas ( apesar de eu preferir a Godaddy ), eu não recomendo a hospedagem da UOL Host.

Hospedagem de Sites Hostgator

Hospedagem de sites Hostgator

A Hostgator é uma empresa que já era muito conhecida internacionalmente e hoje também é bem conhecida no Brasil também. No ano passado resolvi contratar os serviços da Hostgator e contratei um plano de revenda através do qual eu tenho vários blogs hospedados.

Nos 3 primeiros meses tudo funcionou muito bem e não precisei de atendimento do suporte, mas no terceiro mês um dos meus blogs começou a ter um número razoável de visitas e tive meu primeiro problema lá, um ponto positivo é conseguir atendimento no chat online praticamente a qualquer hora, porém nem sempre este atendimento resolve, em vários casos te encaminham para alguma página com explicações de como solucionar problema X ou Y.

O segundo problema que eu tive lá foi quando um blog meu que estava alcançando boa visibilidade sofreu ataque de negação de serviço DDOS. Eles simplesmente não admitiam que tinha um ataque ocorrendo e retiraram o site do ar alegando que estava “excedendo o limite de usuários conectados ao mesmo tempo”..Ora é claro que isto estava acontecendo pois o Blog estava sob ataque DDOS.

Eu sei que você deve estar se perguntando como eu sei que realmente era um ataque DDOS e a resposta é simples, eu migrei o site para um servidor dedicado que eu tinha na tentativa de colocar o blog no ar e minutos após o DNS se propagar o servidor dedicado caiu e o responsável pelo servidor identificou o ataque..

Resultado é que tive um bom prejuízo pois o ataque só parou depois de uns 5 dias. Depois desse ocorrido resolvi deixar o blog que sofreu este ataque fora da Hostgator, mas mantive os demais ( e me arrependi ).

No momento eu não tenho mais nenhum blog hospedado na Hostgator, movi todos para uma outra empresa ( que vou citar aqui mais para frente ), eu fiz isto porque mesmo tendo uma conta de revenda, percebi que todos os blogs que estavam na revenda passaram por problemas de lentidão, isto ocorreu por um bom tempo e aguentei o máximo possível antes de tomar a decisão de migrar tudo.

Por fim, um outro problema que tenho visto na Hostgator é que tem acontecido muitos casos de “exploração de vulnerabilidades” por parte de pessoas má intencionadas que tem substituído códigos do Adsense dos donos dos blogs por outros códigos, ou seja, estão hackeando blogs com intuito de ganhar com o Adsense e com isso quem perde são os donos dos blogs que podem ver suas receitas caírem sem saber porque.

Pelas minhas “andanças pela Internet” a  grande maioria das pessoas que descobriram problemas assim e reclamaram a respeito tem algo em comum, hospedam seus blogs na Hostgator. Este tipo de problema não ocorre só com eles, mas parece que por algum motivo os “hackers do adsense” preferem fazer isso com blogs e sites hospedados na Hostgator..

O que eu também tenho visto sobre a Hostgator é que tem muitos “empreendedores digitais”, principalmente os que dão cursos sobre como ganhar dinheiro na Internet, como ter blog, etc que estão recomendando a Hostgator e o motivo é colocar seu link de afiliados para indicar pra este pessoal que está começando que certamente por “acreditarem no guru” vão contratar a hospedagem sugerida.

guru-do-marketing-digital

Cuidado com as indicações de hospedagem de “Gurus Digitais”

Meu objetivo não é julgar ninguém, acredito que existem sim aqueles que utilizam e acreditam que a empresa é a melhor opção de hospedagem, principalmente para iniciantes. Uma destas pessoas é o Alex Vargas do curso Fórmula Negócio Online o qual eu tenho acesso, quando ele fala sobre hospedagem ele cita a Hostgator como uma das opções mas em nenhum momento fornece seu link de indicação da empresa.

Em minha opinião pela experiência que tive a Hostgator tem um bom serviço no começo e se o objetivo for hospedar apenas um ou 2 blogs de tamanho pequeno a médio, ou seja, até pode ser uma opção viável e fácil para iniciantes devido a praticidade de criação de conta, pagamento, etc, mas não significa que é a melhor opção, eu não recomendaria..

Hospedagem de Sites Hostdime

Uma outra opção que tem se tornado bem popular é a Hostdime, eu não hospedo nenhum blog com eles, mas confesso que pesquisei bastante e quase assinei com eles, apenas não o fiz porque resolvi procurar opções fora do Brasil.  Nesta empresa tem os “dois lados da moeda”, vi pessoas falando muito bem e outras dizendo que não tiveram uma boa experiência.

A Hostdime também tem um programa de afiliados, então pode ocorrer das pessoas indicarem querendo ganhar dinheiro com seus links de afiliados, porém aqui existe um diferencial, para ser afiliado é preciso que você também tenha uma conta lá, ou seja, só afiliados podem indicar.

Então quem recomenda, realmente usa o serviço deles e isto por si só é um diferencial positivo, pois dificilmente alguém recomendaria algum serviço pago que utiliza se o serviço for ruim, mesmo que a pessoa queira ganhar dinheiro, se ficar insatisfeita com o serviço eu acredito que não vão recomendar a outros.

Hospedagem de Sites Bluehost

A última empresa sobre a qual eu vou comentar é a Bluehost que é a empresa que estou utilizando atualmente inclusive para este blog, também é a empresa pra onde eu migrei todos os  meus blogs que estavam na Hostgator.

Bluehost a melhor hospedagem de sites Word Press

Que fique claro que não é a Bluehost.com.br e sim a Bluehost Internacional, que são empresas distintas, ou seja, uma não tem nenhuma ligação com a outra!

Eu conheci  a Blue Host quando decidi procurar empresas fora do Brasil já que aqui os serviços de quase todas empresas deixam muito a desejar, pesquisei e li muitos artigos sobre hospedagem em blogs e fóruns gringos e vi que a Blue Host sempre é muito bem quotada, então decidi visitar o site da empresa para conhecer mais.

O primeiro item que chama atenção é o preço, hospedagem compartilhada para sites ilimitados por apenas $4,95 que dá um valor aproximado em real de  R$11,90. O preço é bom mas não foi apenas por isso que eu contratei o serviço deles mesmo porque as hospedagens lá fora são muito baratas, tem hospedagem de qualidade por apenas $1,99 em algumas empresas.

O que realmente mais me chamou atenção e fez com que eu contratasse os serviços da Bluehost foi o fato de que eles são uma empresa de hospedagem especializada em Word Press, ou seja, tudo na hospedagem deles é voltado para otimização do Word Press para oferecer a melhor qualidade possível para blogs criadoss com o Word Press e isto é ótimo!

Pelo o que eu pesquisei a Bluehost também já ganhou diversos prêmios e reconhecimento como melhor hospedagem WordPress. Como todos meus blogs são criados com WordPress eu não pensei duas vezes e resolvi “arriscar” para ver o que acontecia e gostei muito de ter contratado.

O suporte é nota 10, a Bluehost possui atendimento por tickets, chat e telefone, este último para nós aqui não é muito acessível a não ser que você tenha um bom nível de conversação em inglês e modos de fazer chamadas internacionais pagando pouco.

Os tickets enviados são respondidos muito rápido, uma grande maioria é respondia dentro de 30 minutos a uma hora e o prazo máximo de resposta é de 24 horas, já utilizei o chat também e fui muito bem atendido, gostei bastante.

Até o momento estou gostando muito do tempo de carregamento dos blogs e o painel também é bem tranquilo de usar para quem entende um mínimo de inglês, falando nisso, talvez a maior barreira de contratar algo com a Bluehost seja a questão do idioma, é preciso saber o mínimo necessário ou em último caso usar o tradutor do Chrome mesmo, mas isto é algo que vale para qualquer hospedagem internacional que você queira contratar…

Um outro ponto “negativo” é que você precisa de um cartão de crédito internacional para pagar a hospedagem, porém esta barreira você resolve fácil, aprenda aqui como pedir um cartão de crédito internacional grátis pela Internet!

No caso do plano compartilhado não há opção de pagar mensalmente, para planos compartilhados a Bluehost só trabalha com planos anuais, a menor opção te dá a possibilidade de contratar o plano pagando por 12 meses, neste caso o valor total seria de $83,40 ( $6,95 por mês ) o que daria um total aproximado de R$198,49 em real, para pagar o valor de $4,95 por mês você teria que aderir ao plano de 36 meses o que em minha opinião não é necessário.

Você pode estar pensando que o valor de contratação de R$198,49 é caro, porém lembre-se do que escrevi no começo deste artigo sobre preço e qualidade, o barato pode sair muito caro e dar muita dor de cabeça e além disso você paga uma vez e fica com hospedagem paga pro ano inteiro o que daria um valor mensal aproximado de R$16,54 de custo de hospedagem.

Contratar um plano anual também tem uma vantagem interessante em minha opinião, esta vantagem é te ajudar a não desistir no primeiro ou segundo mês do seu blog, tendo em vista que você já investiu um valor e terá 12 meses pra usar a hospedagem a probabilidade de querer desistir rápido diminui, coisa que é muito comum com iniciantes que começam pagando hospedagem mensal, pois se não vendo resultados em um ou dois meses acabam desistindo, param de pagar hospedagem e o projeto morre.

Neste plano anual você vai ter uma hospedagem compartilhada com direito a ilimitados domínios e blogs, porém quando seus blogs começarem a crescer talvez não seja a melhor opção para você, quando isto acontecer, tudo que você precisará fazer é migrar para a conta de revenda mais simples da Bluehost a Sky Blue que custa apenas$19,90 (R$47,48 ) onde você poderá hospedar quantos blogs quiser, mesmo se tiverem muitas visitas.

Para os planos de revenda da Blue Host há opção de pagamento mensal, neste caso o  preço fica em $24,95 por mês. Você pode optar pelo plano anual para pagar o equivalente a $19,90 mensal e economizar.

Conclusão – Empresas de Hospedagem de Sites Recomendadas

Como ficou muito claro neste artigo eu não recomendo de jeito nenhum a Locaweb e UOL Host. A Hostgator apesar de não ser tão ruim como estas duas empresas eu não recomendo também.

Se você não se importa em contratar serviços de fora do país onde a comunicação precisa ser feita com inglês, então eu digo sem medo de errar que a Blue Host é a melhor alternativa.  Para fazer um comparativo simples vou pegar o plano mais simples de revenda da Blue Host e o plano mais simples de revenda da Hostgator abaixo:

Sky Blue – Blue Host

– 100 GB disk space
– 15 Mbps transfer speed
– unlimited accounts

Hostgator

– Espaço em Disco 50 GB
– Transferência 500 GB
– Domínios  ILIMITADOS

Fica fácil de ver que o plano básico de revenda da BlueHost além de sair um pouco mais barato ainda tem muito mais recursos que o plano básico de revenda da Hostgator, no quesito transferência mensal nem o plano de revenda mais caro da Hostgator bate a Blue Host.

Espero que este artigo tenha te ajudado nesta questão tão difícil e importante que é definir o local de hospedagem do seu blog.

Se quiser contratar um plano da BlueHost clique aqui!

PS: Como gosto de sempre jogar limpo…Sim, tem meu link de afiliado nos link acima, se este artigo foi útil e quiser contratar um plano de hospedagem clicando no link acima como forma de agradecimento, então tudo bem, caso contrário pode acessar o link direto para Blue Host, pode ter certeza que isto não me deixará chateado 😉

ATUALIZAÇÃO 12/02/2015:

Após hospedar quase todos meus sites na BlueHost por exatamente 1 ano decidi mover todos os sites para uma empresa de hospedagem do Brasil de um profissional que gerencia servidores dedicados para mim desde 2004.

O motivo para isso não é porque o serviço da Bluehost é ruim, pelo contrário, neste 1 ano que estive com eles não tive problemas nenhuma vez e não precisei de suporte em momento algum, porém já vinha hospedando alguns sites novos na empresa deste profissional e gostei muito, além disso com a incrível alta do dólar dos últimos dias a renovação ia ficar bem caro.

Por isso decidi migrar 100% para planos da Attivihost, a empresa de hospedagem deste profissional de primeira que já trabalha comigo há 11 anos e é muito competente, para quem  está começando eu super recomendo pois também é tudo muito mais fácil já que a empresa e suporte da mesma se encontram no Brasil..

Clique Aqui Para Conhecer e Contratar um Plano de Hospedagem na Attivihost!

PS: Se você já tem uma hospedagem na Bluehost que pegou por minha recomendação, não se preocupe, ela ainda é uma excelente empresa de hospedagem, você fez uma boa escolha e não deverá ter problemas com seus sites ou hospedagem.

9 Comentários

  1. Fernando

    Daniel, bom dia…é simples pra gente fazer a migração de hospedagem?

    • Daniel Grecco

      Bom dia Fernando,

      Depende de para onde vai migrar, tem algumas empresas que fazem a migração para você gratuitamente, outras como a Bluehost também fazem mas tem uma taxa, e outras em que você precisa fazer tudo.

      Se você mesmo tiver que fazer o principal ponto é tomar cuidado ao salvar todos os arquivos da hospedagem atual + Banco de Dados e Configurações do WordPress, não é um processo tão simples fazer isto manualmente e precisa ser muito bem feito para deixar tudo 100% igual e funcionando.

      Abraços e sucesso,

      Daniel Grecco

  2. Excelente artigo Daniel… Eu tive muitos problemas com a Uolhost, atendimento horrível… … eu migrei meus sites para a origiweb e até agora, depois de um ano – sensacional!

  3. Caio Luís

    Artigo muito bom, eu não sei se essa hospedagem é tão boa para sites quanto para blog, ou é mais indicada a blogs (vou pesquisar), mas se eu decidir hospedar na Blue Hoster, faço questão de aderir pelo seu link de Afiliado, gostei da forma como você esclareceu esse mercado, vou salvar seu site nos favoritos. Parabéns!

    • Olá Caio, tudo bem

      A Bluehost é uma excelente hospedagem para blogs WordPress.

      Abraços,

      Daniel

  4. Caio Luís

    Olá Daniel, é permitido divulgar programas de afiliados concorrentes? Por exemplo, você citou que tem um link de afiliado da Blue Host, você poderia ter outros links afiliados de outras empresas de Hospedagem? Ou não?

    Uma outra pergunta: Supondo que alguém clica no seu link de afiliado da Blue Host, e claro entra no site, mas decide comprar num outro dia, e salva o site nos favoritos. Se ela no outro dia clicar no favoritos e abrir o site novamente e adquirir os serviços da Blue Host, você recebe a comissão por divulgação, ou não? você sabe como isso funciona?

    • Olá Caio,

      Sim, é permitido usar programas de afiliados diferentes em quase 100% dos casos, mas é sempre bom checar com as empresas que for usar, Em relação a comissão se o meu cookie estiver no computador do visitante que clicou no link e salvou no favoritos para comprar no outro dia eu recebo a comissão sim..

      Abraços,

      Daniel Grecco

  5. Luan Lima

    É, lendo esta matéria compartilho do mesmo sentimento em relação ao Hostgator. O Famoso atendimento engessado e mecânico de sempre. Migrei pra Kosbit depois disso e parei de ter problemas… Como possuo um pouco de medo em questão do inglês, prefiro procurar auxílio nos brazucas mesmo! Seu artigo é uma ótima referência! 🙂

  6. Fabio S.

    A hostinger é uma ótima empresa para hospedagem, recomendo testarem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *