Como Proteger Seu Site Contra Invasões e Ataques

Decidi escrever sobre este assunto após ter passado por alguns problemas de segurança em alguns dos meus mini sites nos últimos dias, foram 2 sites afetados em apenas uma semana, felizmente resolvi o problema mas vi o quão importante era aumentar o nível de segurança e proteção de todos os sites e agora vou mostrar a vocês como proteger seu blog passo a passo utilizando um simples plugin do WordPress.

Como proteger seu site

Porque Seus Sites Precisam de Proteção

Antes de tudo você precisa saber porque precisa proteger seu site, estou comentando sobre isto porque sei que algumas pessoas podem achar que é totalmente desnecessário se preocupar com isto.

Bom, normalmente seus sites vão começar a sofrer algum risco de ataque ou invasões quando eles começarem a “se destacar”, ou seja, se você tem um site que mal aparece no Google, está na página 100 das buscas ou que ninguém conhece, provavelmente ninguém vai se interessar em fazer algo com ele.

Porém a partir do momento que seu site começar a se tornar conhecido e posicionar diversos artigos na primeira página do Google ele vai começar a chamar atenção, ainda mais se conseguir posicionar para palavras concorridas. Quando isto acontece, seus concorrentes vão ficar de olho, bem como pode atrair atenção de hackers e crackers que gastam boa parte do tempo procurando sites bem posicionados para hackear e usar o tráfego do site em seu favor, por último ainda podem ter pessoas que simplesmente vão ter inveja de você e somente por isto podem pensar em tentar algo contra seu site.

Se escrevo isto é por experiência, atualmente além deste blog focado em ganhar dinheiro na Internet, eu tenho diversos outros sites e mini sites e tenho tido uma boa taxa de sucesso em colocar vários destes MS na primeira página do Google, o que eu percebi é que antes de chegar na primeira página estes sites não davam nenhum tipo de dor de cabeça, mas basta chegar entre as primeiras posições e começam a aparecer tentativas de login inválidas de pessoas querendo descobrir usuário e senha, dentre outros problemas.

Como Proteger Seu Site

Eu sempre adicionei um nível de proteção “médio” pros meus sites, este nível de proteção vai desde escolha de senhas bem difíceis e incomuns, até instalação de um plugin que limita as tentativas de login, porém mesmo assim tive 2 sites invadidos, em um deles foram inseridos links com códigos maliciosos, mas felizmente descobri e resolvi no mesmo dia.

Depois deste incidente eu resolvi fortalecer a proteção destes MS que foram invadidos e encontrei um plugin de WordPress Fantástico que praticamente elimina com a fonte de todos os problemas relacionados a segurança, estou falando do plugin All in One Wp Security, instalei ele em todos meus MS e os problemas e tentativas de invasão caíram a zero 🙂

Com o intuito de facilitar pra todos, decidi que fazer um vídeo mostrando passo a passo a configuração seria mais fácil e todos entenderiam melhor do que se escrevesse todo o passo a passo no artigo, então basta assistir o vídeo abaixo para aprender como proteger seu blog com o All in One Security:

E aí, gostou,viu como é simples? Agora mãos a obra proteger seu site!

PS: Se gostou deste artigo clique em curtir ou compartilhe nas redes sociais e seus amigos 🙂

PS 2: A Sigla MS que usei algumas vezes durante o artigo é a abreviação para “Money Site” ou “Mini Sites” uma estratégia que é ensinada do zero Passo a Passo no Darkentópolis.

Curso 100% Grátis
Como Criar um Blog Passo a Passo

4 Comentários

  1. Legal Daniel esse plugin, vou adotar ele em meus projetos. Eu utilizava outro, mas fui com a cara deste..rsrsrsrs

    Me diz uma coisa: No menu de backup podemos escolher de quanto em quanto tempo queremos o backup dos arquivos, ele envia um email e também deixa uma copia numa pasta no servidor. Esse backup, é um backup geral do site? me refiro ao conteúdo do site mesmo: Arquivos, pastas e etc ou só do Banco de dados?

    • Oi Rafael, tudo bem?

      Sim cara, ele faz o backup e faz uma cópia no servidor também. Não é um backup geral e sim específico, tem 3 opções Backup só do Banco de Dados, arquivo htacess ou wp-config.php

      Abraços,

      Daniel

  2. André

    Todo site que eu crio, eu vejo esse teu tutorial para protege-lo. Sensacional o vídeo 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *