Como Vender Mais Por Email Marketing

Apesar de deixar claro que sou um “viciado” por SEO, ou seja, que é uma das minhas estratégias de Marketing Digital preferidas, todos que me seguem há um tempo sabem que também utilizo outras estratégias baseadas em vídeos, Facebook e E-mail Marketing, faço venda com todas elas apesar de usar algumas menos do que outras.

No caso do trabalho com e-mail marketing, mesmo tendo um bom resultado eu me acostumei a “não forçar muito”, ou seja, não gosto de usar a lista apenas para enviar e-mails de venda,e por isto sempre procurei mandar muito e-mails com conteúdo e um ou outro de venda, sei que talvez poderia vender muito mais se fizesse como a maioria e enviasse e-mails de vendas com mais frequência, mas nunca gostei muito desta ideia.

Então, apesar de vender através do envio de e-mails para minha lista, esta nunca foi a estratégia que me trouxe mais vendas até agora e justamente talvez por isto que eu também nunca “mergulhei mais a fundo” para encontrar maneiras de obter mais retorno com a lista, o que hoje eu considero um erro pois devo ter deixado alguns milhares de reais na mesa por não fazer isto, continue lendo e você entenderá porque…

Antes de eu explicar isto quero que você entenda que até poucos dias atrás ao promover um produto por e-mail para minha lista eu normalmente enviava apenas 1 e-mail ou no máximo 2 e-mails enviando o segundo uns 2 ou 3 dias depois somente e achava que ao fazer isto estava trabalhando de uma forma correta, porém aprendi na prática que não precisa ser assim, eu posso muito bem ser mais agressivo e ao mesmo tempo não estressar minha lista, trabalhando de uma forma inteligente.

A estratégia que vou explicar aqui não é nada complicado, na verdade é algo bem simples que se baseia mais na “organização” do que em uma técnica complexa..Fiquei interessado em fazer um teste ao ver a explicação deste modo de trabalho com E-mail Marketing no Curso Venda Realizada do Gustavo Freitas, um profissional que é bem conhecido e vende muito.

Estratégia da Semana de Vendas

Eu dei este nome a estratégia porque basicamente vamos trabalhar com 7 envios de e-mail para a lista, vamos trabalhar estes envios durante uma semana exata e de uma forma que não estresse a lista.

Para usar esta estratégia de forma eficiente e ter sucesso nós vamos escolher apenas um produto, ou seja, nós não vamos enviar 7 e-mails divulgando produtos diferentes em cada um deles e sim 7 e-mails para divulgar o mesmo produto com objetivo de obter o máximo possível de vendas deste produto.

Com o produto escolhido vamos preparar uma sequência da seguinte maneira:

Dia 1 – Enviar e-mail 1 com divulgação do produto:

Aqui a coisa é bem simples, você vai escolher um título chamativo pro seu e-mail escrever uma mensagem boa para tentar vender e enviar para TODA sua lista.

Dia 2 – Enviar o e-mail 1 para quem não abriu:

Aqui também não tem segredo, o que você vai fazer é enviar o e-mail 1 novamente, porém somente para quem não abriu ele no dia anterior.

Todos os autoresponders possuem opções para você verificar quem não abriu suas mensagens e através deste filtro você pode selecionar somente as pessoas que não abriram o seu envio anterior e mandar esta nova mensagem somente para elas..

Nesta etapa você deve criar um título diferente para mensagem e também enviar o e-mail em um horário diferente pois estas pessoas que não abriram no dia anterior podem não ter aberto o e-mail porque o título não chamou atenção ou porque a mensagem chegou num horário “ruim” para elas. Então se você enviou o e-mail 1 as 9 da manhã, você vai fazer o reenvio em outro horário como 13 horas por exemplo..

Dia 3 – Enviar o E-mail 2:

Voltamos a simplicidade, neste dia você vai criar um e-mail 2 com um título diferente e também com uma mensagem de venda diferente e enviar novamente para TODOS da lista.

Dia 4 – Enviar o e-mail 2 para quem não abriu:

Mesmo processo do item 2, ou seja, vai reenviar a mensagem do e-mail 2 com título diferente e em horário diferente para quem não abriu ele no dia anterior.

Dia 5 – Enviar o e-mail 3:

Você vai criar um novo e-mail mais uma vez, com título e mensagem de venda diferente e mandar para TODA sua lista.

Dia 6 – Enviar o e-mail 3 para quem não abriu:

Sem novidades aqui né ? aposto que você já sabe o que fazer…

Dia 7 – Enviar o e-mail 4:

Aqui você vai enviar um último e-mail para TODA sua lista, neste último e-mail procure criar um título e mensagem de venda bem atrativos e se possível tente oferecer algum bônus para quem comprar com você.

Esta Estratégia Funciona?

Você deve ter percebido que usando a estratégia acima é possível cobrir uma semana de envios para nossa lista, porém do jeito que o envio é organizado as pessoas não vão receber um e-mail de vendas diariamente e sim 1 e-mail a cada 2 dias, totalizando 4 recebimentos em uma semana, isto é muito bom porque não estressa a lista e nos ajuda a atingir o objetivo que é vender.

Antes eu achava que era ruim mandar e-mails assim em sequência para nossas listas, mas eu percebi que não é bem assim. É claro que se você divulgar um produto por semana sua lista vai ficar estressada e muitas pessoas vão sair dela, portanto existe algo bem importante que você deve saber ao usar esta estratégia, o segredo do sucesso é enviar e-mails com conteúdo de qualidade durante o mês ( sem tentar vender nada ) e divulgar somente 1 ou no máximo 2 produtos por mês para sua lista usando esta estratégia da semana de vendas.

Ao trabalhar assim por mais que algumas pessoas não gostem de ver alguns e-mails de venda em uma determinada semana do mês vão acabar relevando devido a todo conteúdo de qualidade que você está disponibilizando no restante do mês e provavelmente por isto vão continuar na sua lista.

Em relação as vendas funciona e funciona MUITO bem porque ao enviar esta sequência de uma semana você pode conseguir atingir pessoas que não comprariam apenas com 1 e-mail de venda, na verdade as estatísticas mostram que as pessoas estão mais propensas a comprar depois de 4 a 7 contatos com o produto ou serviço que está sendo divulgado. Então “forçar” um pouco ao selecionar e divulgar somente um produto pode gerar muito mais vendas do que se você apenas mandar uma mensagem de vendas.

Além disso ainda tem a questão dos envios para quem não abriu o e-mail “normal”, embora você pense que uma pessoa que não abriu uma mensagem não vai abrir se você fizer um segundo envio, a verdade é que o simples fato de mudar o título e mandar em horários diferentes faz com que muitos que não abriram antes venham a abrir sua mensagem e isto eu posso provar com dados..

Para testar esta estratégia eu resolvi utilizar o próprio curso do Gustavo Freitas que por sinal é excelente e tem um valor muito acessível, a imagem abaixo mostra a taxa de abertura do e-mail 1 que mandei para uma das minhas listas:

Estratégia para vender mais com e-mail

Olhando as estatísticas a taxa de abertura não está de todo ruim, mas a taxa de cliques sim, mas mesmo assim este primeiro envio já me gerou vendas, se eu tivesse parado simplesmente aí teria deixado de fazer muitas outras vendas. Veja nesta outra imagem as estatísticas do Reenvio do E-mail para quem não abriu ele:

Estratégia Venda Realizada - Reenvio do e-mail 1

É possível ver que eu consegui fazer com que pessoas que não tinham olhado o e-mail 1 abrissem este segundo e-mail que foi reenviado para quem não abriu, mais do que isto, as pessoas clicaram no curso que eu estava divulgando e geraram vendas!

Neste primeiro dia eu já tinha gerado algumas poucas vendas:

Vendas do Venda Realizada

 

Normalmente eu teria parado por aí..Lembra que eu disse que não costumava mandar mais de um e-mail de venda do mesmo produto, enviando no máximo uns 2 em sequência?? Pois é se eu tivesse feito isto teria perdido um bom dinheiro como você vai ver adiante…

Nos outros dias fui criando os e-mails e enviando conforme explicado na estratégia, sempre mudando o título, e enviando os reenvios em horários diferentes como no exemplo abaixo:

Como vender mais por e-mail

PS: Eu fiz envio para mais de uma lista, esta lista das imagens é apenas para exemplo..

Resultados Obtidos

Fazendo isto eu tive um retorno em vendas muito superior as 6 vendas iniciais e meu e-mail ficou parecendo um mural de recados do Hotmart:

Vendas do Curso vendas Realizadas

 

Na imagem acima é possível ver e-mails de vendas de outros cursos, mas estes cursos eu vendi de outra forma com estratégia de artigos + SEO, então ignore estes resultados e veja só os da Venda Realizada…

No total foram 24 vendas concluídas deste curso usando esta estratégia de e-mail Marketing:

Total de Vendas Realizadas por e-mail

Então o que podemos ver claramente é que consegui gerar 4x mais vendas usando esta estratégia do que se tivesse apenas enviando o e-mail 1 e o reenvio e tivesse parado por aí, ou seja, a estratégia funciona pra valer, ainda é preciso levar em consideração que tem 6 boletos em espera, mais vendas podem vir a cair ainda nesta semana.

O valor que eu ganhei é baixo sim porque o ticket do produto era ( e é ) baixo, porém não me preocupo muito com isto, fiz para testar a estratégia e deu certo, agora vou usar a estratégia em outros nichos que estou criando lista e aumentar minhas vendas em 3 ou 4 vezes mais 🙂

Eu tenho certeza que se você começar a usar esta estratégia em seus negócios online as suas vendas com lista vão começar a acontecer, ou se você já vende com lista vai vender muito mais…

O bacana desta estratégia é que é formulada de forma a você ter tarefas diárias a fim de obter vendas diárias, não é a toa que o Gustavo Freitas deu o nome do Curso dele de Venda Realizada, pois lá dentro ele ensina estratégia para ter vendas realizadas diariamente através de e-mail marketing como demonstrei aqui, mas também através de blog, YouTube e Facebook!

DICA Extra: Se gostou desta estratégia para vender mais com e-mail e também quer aprender como fazer vendas diariamente com outras estratégias através de vídeos, blog ou redes sociais vale a pena dar uma conferida no Venda Realizada do Gustavo Freitas!

E aí, gostou da estratégia, você já usava este tipo de estratégia ao fazer e-mail marketing? Deixe seu comentário a respeito…

PS: Se você caiu de paraquedas neste post mas prefere outras estratégias não relacionadas a e-mail marketing, recomendo que visite a home do site para conferir artigos sobre outros assuntos!

4 Comentários

  1. debora

    Muito bom o seu post estou começando com o meu blog espero ter o mesmo sucesso

    • Olá Debora, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado e espero que o conteúdo do blog te ajude.

      Abraços,

      Daniel

  2. Dicas fantásticas, Daniel. A lista de e-mail, sem dúvida, é uma mina de ouro. Tô sempre aqui no seu blog lendo as postagens. Um abraço e sucesso pra você!

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