O Que São Backlinks – Aprenda com o Pudim

Você sabe o que são backlinks e qual a importância deles para seu sites? Se você nunca ouviu falar sobre backlinks ou link building você precisa continuar a ler este artigo porque aprender a respeito disso te ajudará a conseguir ótimos resultados nos buscadores e ficar a frente de muitos sites concorrentes nas buscas..

Link Building é um termo muito utilizado no mundo do SEO ( otimização de sites para mecanismos de busca ) e significa literalmente “construção de links”, ou seja, é uma técnica de SEO utilizada para criar links que apontem para o seu site, estes links que apontam para seu site são chamados de Backlinks.

Mas será que  ter backlinks faz muita diferença?  A resposta é sim,  os backlinks influenciam e muito no posicionamento dos sites dentro do resultado nas buscas, ou seja, ajudam muito a ter bons resultados na busca orgânica!

Para conseguir posicionar bem seu site e seus artigos no Google existem basicamente 4 coisas que você precisa fazer:

  1. Pesquisa de palavra-chave
  2.  Análise de Concorrência
  3.  On-Page SEO
  4. Criar Backlinks

Destes 4 itens a criação de backlinks é um dos principais fatores para conseguir ter sucesso e ficar melhor posicionado que seus concorrentes, como o objetivo deste artigo é focar nos backlinks não vou comentar sobre os outros 3 itens, deixando isto para uma outra oportunidade em outro artigo…

Para você entender a importância dos backlinks imagine o seguinte:

Digamos que você tenha um domínio exato para palavra chave Negócio Online e artigos de qualidade otimizados para esta keyword, estes fatores já ajudariam bastante você a conseguir posicionar o seu site a frente de vários outros na busca mas não são garantia de que apenas com isso você consiga aparecer na primeira página ou nos primeiros resultados.

Pode ocorrer de na primeira página aparecerem sites que não tenham nada da palavra chave em seus domínios ou que não estão tão otimizados como o seu site para esta palavra chave…

E daí você pode se perguntar, porque eles estão melhor posicionados?

A  resposta na maioria dos casos é bem simples e se resume a uma palavra: Backlinks!

Sim, é isso mesmo se você começar a pesquisar vai ver que grande parte dos sites que ocupam as primeiras posições no Google estão lá porque possuem muitos backlinks, em outras palavras, mesmo que seu site esteja super otimizado e com artigos excelentes e SEO on Page sensacional, se você não tiver links apontando para seu site ou para seus artigos vai ser muito difícil conseguir boas posições no Google e ganhar dos seus concorrentes.

Aprenda Melhor o Que São Backlinks com o Pudim

Se você chegou até aqui, eu acredito que você já entendeu o que são backlinks e para que servem, mas como é um assunto um pouco técnico e quero ter certeza que você entenda muito bem sobre este assunto, nada melhor do que mostrar a você um exemplo prático do poder dos backlinks utilizando como exemplo o “Case do Pudim”..

Aprenda o que são backlinks com o pudim

Para este artigo não ficar muito longo eu achei melhor fazer um vídeo mostrando o exemplo do site pudim. Sim, se você abrir o site vai ver que não tem nenhum conteúdo a não ser uma foto de um pudim e a foto nem é tão bonita como a foto acima..

Vídeo – Entendendo o que são Backlinks com o Pudim:

Analisando este caso eu pude concluir algumas coisas bem interessantes relacionadas a SEO e backlinks em Geral:

1 – BackLinks Nofollow Ajudam a Conseguir um Bom Posicionamento

Sim, links nofollow ainda tem um peso e são considerados pelo Google ( embora os especialistas digam que não ),  do total de links que apontam para o Pudim, pouco mais de 20% deles são nofollow.

No caso do pudim não é muito, mas nos últimos dias vi muitos sites nos primeiros resultados da busca e mais de 80% dos backlinks que apontavam para estes sites eram nofollow, cheguei a encontrar Blogs que só tinham backlinks nofollow e estavam na primeira posição!

Mas se isto realmente funciona, então porque o pessoal do Google diz que não funciona e que links nofollow não tem peso?

A resposta é muito simples, o Google não é uma ONG e sim uma empresa capitalista, ou seja, eles querem faturar cada vez mais. Pensando por este lado você acha que o Google Gosta de SEO? É claro que não, eles não querem que as pessoas e empresas consigam posicionar os sites e artigos nas primeiras posições, eles preferem que as pessoas paguem o Adwords para isso!

Então vocês acham que o Google realmente vai dizer tudo que você precisa fazer para ficar bem posicionado nas buscas com relativa facilidade? Deixo essa pergunta para vocês refletirem…

2 – Domínios Exatos e Antigos também ajudam a conseguir bons posicionamentos

Este também é um assunto sobre o qual tem muita discussão, muitos dizem que ter domínios com a palavra chave exata que se quer rankear faz a diferença, outros dizem que não, o mesmo vale pro tempo de domínio, alguns defendem que quanto mais antigo o domínio mais vantagens tem sobre os concorrentes outros dizem que isto não faz diferença, etc…

A verdade é que ambos fazem toda a diferença, o site pudim tem mais de 10 anos de registro e tem a palavra chave exata no domínio, ou seja, possui um domínio exato, porém não tem nenhum conteúdo, falando em conteúdo, isto me leva a minha terceira e última conclusão:

3 – Nem sempre o Conteúdo é Rei, o Poder dos Backlinks é Maior

Isso é fácil de perceber não é mesmo, qual a explicação que você me dá para o pudim estar sempre entre os primeiros resultados no Google?

R: Backlinks

Normalmente são 3 fatores que ajudam a conseguir um bom posicionamento orgânico nas buscas, como pode ser visto na imagem abaixo:

Poder dos Backlinks - Conteúdo nem sempre é rei

Conteúdo, SEO On Page e Backlinks, porém perceba que os Backlinks correspondem a “maior fatia do bolo”.

No caso do Pudim, o site não possui conteúdo algum e também não tem praticamente nenhum trabalho de SEO on Page a não ser mostrar o que é um pudim através de uma foto, sendo assim os principais  fatores que ajudam no bom posicionamento dele são:

  1. Domínio Exato
  2. Tempo de Domínio ( domínio antigo )
  3. Backlinks

Dos 3 fatores acima tenho certeza que mais de 50% do responsável pelo bom posicionamento são os backlinks que são muitos, tanto follow como nofollow!

Os sites que estão a frente do pudim são sites de muita autoridade e que também possuem muitos backlinks e conteúdo sobre pudim, porém o pudim consegue ficar há anos entre os 5 primeiros sem nenhum conteúdo a não ser uma mera foto de um pudim e sem otimização para SEO.

Conclusão

Backlinks são fundamentais para um bom posicionamento nos buscadores, principalmente se o objetivo for a primeira página ou primeiros resultados do Google.

Agora que você já sabe o que são backlinks e viu como o poder dos backlinks podem ajudar e muito seu site a ficar bem posicionado no Google é hora de dar um passo a mais, apenas SEO On Page não basta, você precisa começar a criar estratégias para gerar backlinks de qualidade para seus projetos!

19 Comentários

  1. Ricardo Moraes.

    Excelente artigo Daniel! Tenho certeza que ajudará muita gente. Abraço e parabéns pelo seu trabalho.

  2. Ola Daniel,

    Ótimo artigo sobre Backlinks, ultimamente estou investindo tempo para aprender mais sobre o assunto, é uma busca intensa de como gerar trafego. Muito bom Daniel por contribuir com estas excelentes dicas.

  3. Olá, Daniel!
    Bastante polêmico o seu posicionamento sobre os backlinks, vai contra o que todos os “GURUS” do SEO afirmam, mas tenho que dizer que concordo 100% com você, meu amigo.
    Dias atras também estava fazendo a mesma analise que você e constatei que sites com muitos backlinks nofollow estavam muito bem posicionados no Google, mas não ainda não estava muito certo disso, até que ouvi a mesma opinião vinda de um especialista, ou seja, você!
    Muito bacana o artigo e as dicas!
    Abraço e sucesso!

    • Daniel Grecco

      Oi Rafael,

      Sim pode ser polêmico, mas é simplesmente a verdade, contra fatos não há argumentos…

      E não é só nisso, tem muita coisa que os “gurus” dizem por aí e que na verdade não geram resultados, eles mesmos estão fazendo outras coisas que é claro que não revelam para quem compra seus cursos ou seguem seus ensinos pois querem “navegar sozinhos”…

      Este lance mesmo de dizer que basta criar um site bonito e colocar conteúdo de qualidade com frequência que as visitas virão..É a maior mentira, pode até dar certo PARA QUEM JÁ TEM UM SITE DE AUTORIDADE, pois já tem um site bem indexado, com domínio de autoridade,etc, por isso fica fácil rankear novos artigos porém para quem está começando do zero a história é outra…

      Abraços e sucesso,

      Daniel Grecco

  4. Olá, Daniel.
    Troquei o dominio de meu site rendadigitalmagica.com para comoganhardinheirocomoafiliado.com
    Minha pergunta para vc é: como uma pessoa que está iniciando com um Blog, cerca de 90 dias, vai conseguir backlinks?

    • Daniel Grecco

      Olá Oscar,

      Amigo 90 dias é tempo mais que suficiente pra conseguir backlinks mas é preciso trabalhar pra isso.. O mais importante é ter conteúdo suficiente, afinal backlink sem conteúdo vai ser complicado..rs

      Não sei se assistiu a aula ao vivo do Negócio Online na Prática que dei nesta semana, eu falei muito sobre backlinks ensinando uma técnica bem bacana pra começar a conseguir backlinks.

      Estou terminando de editar os vídeos da gravação e após estar pronto vou por lá no curso no módulo das aulas ao vivo caso tenha perdido esta aula..

      Abração,

      Daniel

  5. Oi Daniel,

    Excelente artigo, também estava em dúvida se links Nofollow ajudam ou atrapalham no Seo, tirei a mesma conclusão que você todos os sites bem posicionado tinha muitos links Nofollow.

    • Olá Cássio, tudo bem ?

      Pois é amigo, a maioria das pessoas ignoram os links nofollow, mas o fato é que eles ainda ajudam a rankear e mesmo que não ajudassem, ainda tem suas vantagens como por exemplo ajudar a diversificar os tipos de backlinks do seu site pois ter apenas links dofollow realmente é algo não natural e suspeito que pode gerar punições do Google.

      Abraços,

      Daniel Grecco

  6. Gilvan

    Daniel digamos que eu crio um site no ramo de negócios, se eu consigo backlinks de site como Administradores, infomoney, etc e tenho um bom conteúdo e certeza que estarei na primeirappágina do Google? E backlinks de sites como o uso mais e web artigos ajudam ou não?

    • Olá Gilvan,

      Se conseguir backlinks de sites fortes como estes com certeza ajudará a posicionar na primeira página sim, porém tem que ser backlinks dofollow. Backlinks nestes sites de artigos ajudam um pouco sim.

      Abração,

      Daniel

  7. Sérgio M

    Muito bom artigo, gostei principalmente de ter comentado sobre o mito Nofollow que gera bons resultados mas a minoria usa por acreditar que gera influência para a página.

    • Pois é Sérgio,

      Nofollow ajuda muito na diversificação dos seus backlinks e em alguns casos até mesmo pra posicionar, principalmente se a concorrência for fraca.

      Abraços,

      Daniel

  8. Olá Daniel,

    Pior que muito tempo eu ignorei Backlinks, mas de um tempo para cá tenho a certeza que eles fazem a diferença. Agora é correr atrás de Backlinks.
    Excelente artigo

  9. Aline

    Muito bom Daniel, sabemos que os backlinks e junto com uma organização interna é muito importante para um bom posicionamento.

  10. Isolda

    E em 2017 os Backlinks de qualidade ainda continuam sendo parte importantíssima, para posicionar sem eles não dá mesmo,
    e sim com um bom conteúdo e SEO onpage, muito bom seu artigo,parabéns! Um artigo ainda bem atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *