O SEO está morto, Bora Partir Pra Anúncios?

Já fazia um tempo que não escrevia um artigo e tenho certeza que se você me segue deve ter notado meu “sumiço” aqui no blog. Mas existe um motivo para isso, este ano estou muito envolvido com estratégias de SEO, conforme expliquei no artigo sobre minhas metas para 2015 e devido a isto estou dedicando menos tempo ao blog e até mesmo ao canal do YouTube, mas saiba que está valendo muito a pena, continue lendo pois vou compartilhar com você alguns resultados bem interessantes neste artigo.

Durante estes meus dias de “reclusão” também tenho acompanhado muito o mercado e visto muita gente se empolgar com anúncios e tráfego pago ao mesmo tempo que muitas destas pessoas também acabam desanimando rápido devido a problemas como falta de resultados e bloqueios ou cancelamentos de contas de anúncios.

Mas mesmo em meio a toda esta confusão ainda tem muitos por aí afirmando que não vale a pena trabalhar com Blog, que é a pior maneira de começar, tráfego pago demora muito pra dar resultado, SEO não funciona, etc, negócio é meter a cara nos anúncios e ganhar dinheiro rápido…Mas será mesmo?

O Seo Está Morto, Tráfego Orgânico não Funciona mais?

Os que dizem que o tráfego orgânico é muito complicado, demora muito e que SEO não funciona tem um pensamento muito parecido com algumas pessoas que tempo atrás afirmavam que o SEO está morto, isto tudo porém está longe da verdade, o SEO Continua VIVO, Muito Vivo e melhor do que isso, ao contrário do que querem fazer você acreditar, trabalhar com SEO hoje está muito mais fácil do que antigamente!

E eu digo isto não apenas por conhecer “teoria”, mas por estar fazendo diversos testes NA PRÁTICA… Através destes testes tenho tido resultados bem interessantes em vários projetos e é isto que pretendo compartilhar um pouco aqui com você agora.

Meus Resultados Utilizando Estratégias de SEO

Confira o andamento de vários projetos de nichos diferentes no qual estou envolvido neste ano:

– Projeto 1:

Projeto de SEO 1

O Gráfico acima é de um mini site relacionado a um nicho no qual pretendo gerar renda com anúncios do Google Adsense e também com o Hotmart, porém o foco maior é o Adsense devido ao bom CPC no nicho e pela falta de produtos digitais relacionados ao assunto.

Quando criei este mini site eu já consegui atingir a página 4 de resultados na posição 37 na segunda semana e somente trabalhando configurações de SEO on Page ( dentro do site ). Quando comecei a trabalhar a parte externa, ou seja, criação de Backlinks a subida foi praticamente imediata e hoje este site está na posição 11 na busca, “flertando” com a primeira página onde deve chegar nos próximos dias.

Mesmo não estando na primeira página já tenho tido algumas visitas e cliques nos anúncios.

Projeto 2:

SEO - Mini Site 2

Este é o resultado do mini site que construí ao vivo junto com os alunos do Negócio Online na Prática, este mini site já está posicionado na primeira página do Google para diversas palavras chaves, no caso do gráfico acima é o resultado para uma das Palavras Chaves que tem um número de 12100 buscas mensais por mês no Google, o que é excelente, você pode conferir que o site aparece na sétima posição na busca para esta keyword específica.

Este mini site foi construído de forma bem devagar de 15 em 15 dias mexia algo nele para os alunos irem acompanhando e somente nos últimos 2 meses que acelerei o processo de construção de backlinks, o nicho deste mini site tem uma concorrência média para alta, então não é tão fácil atingir a primeira página como consegui e muito mais difícil figurar nas primeiras posições mas minha meta é chegar pelo menos nos TOP 5 o que já geraria um retorno interessante em visitas e vendas.

Falando em visitas, este mini site já tem recebido diversas visitas, pois como comentei ele está rankeado na primeira página para várias palavras chaves e também na segunda página aparece bem para várias keywords, ou seja, tem um potencial Gigante para em breve estar posicionado na primeira página entre os primeiros resultados para várias keywords, você pode checar isto na imagem abaixo:

Keywords na Busca

E devido a isto este mini site também já tem recebido visitas e já me gerou resultados em vendas.

Projeto 3:

Terceiro Site SEO + Mini Site

Este caso é muito interessante, também se trata de um mini site com o foco principal em vender produtos físicos, apenas fazendo ajustes de SEO Interno eu fiz ele chegar na página 3 do Google entre as posições 27 e 28, depois caiu um pouco e ficou alternando entre 38 e 22, porém depois disso, após conseguir um único backlink o blog chegou na posição 13 do Google e atualmente está na posição 15, pelo que tenho acompanhado é bem provável que chegue na primeira página ainda nesta semana sem precisar fazer mais nada.

Em outras palavras, com mais 1 ou 2 backlinks é bem grande a possibilidade de se posicionar entre os 3 primeiros resultados da busca. O número de buscas mensais para as palavras chaves do assunto deste mini site não é muito alta, mas por outro lado é um público extremamente quente, então chegando na primeira página entre os primeiros resultados é garantia de boas vendas e bom retorno financeiro.

Projeto 4:

Quarto Projeto de SEO

Este é um mini site que eu construí rapidamente para testar “conteúdo de 1 página”, sim é isto mesmo, ele só tem uma única página de conteúdo e apesar de ser recente ( menos de 2 meses ) já está posicionado na página 2 do Google para algumas palavras chaves principais, como no caso da keyword do gráfico acima que está na posição 18 do Google.

O mais interessante ao olhar para este gráfico é ver que o site subiu da posição 87 no dia 1 de abril para a posição 55 no dia 2 de abril,é uma subida de 32 posições de um dia pro outro e tudo isto eu consegui apenas com 1 Backlink inserido apenas 3 dias antes.

Este mini site de uma página simplesmente detona o mito do “Conteúdo é Rei”, estou a frente de vários outros sites que tem muito mais páginas e conteúdos e isto somente prova que bom conteúdo é importante sim, porém não tanto para posicionar e sim para converter, pois afinal não adianta nada estar na primeira página e não gerar conversões por terr um conteúdo ruim…

Projeto 5:

Projeto de Mini Site 5

Mais um mini site que criei e coloquei no ar no dia 14 de março, apareceu nas buscas pela primeira vez uns 2 dias depois em uma posição bem ruim ( abaixo de 100 ), mas após alguns ajustes e inserção de 1 backlink no dia 12 de abril, subiu para a posição  20 e hoje está alternando entre a posição 20 e 30, com mais alguns backlinks chega fácil nas primeiras posições do Google.

O ponto positivo deste projeto é que assim como outro que citei, ele trabalha com público bem quente que já estão praticamente com o cartão na mão para comprar, então é conseguir mais 2 a 4 backlinks, chegar nas primeiras posições e colher os resultados 🙂

Resultados com Posicionamento de Artigos

Bom, estes 5 projetos são de mini sites, tenho pelo menos mais uns 6 aqui planejados, mas ainda não fui pra ação porque quero primeiro posicionar bem e gerar resultados com estes, mas eu não foquei o trabalho de SEO apenas nos mini sites, também trabalhei com artigos de blogs “normais” e posicionei estes artigos bem como mostrado abaixo:

SEO com Artigo

 

Resultados de SEO com Artigo

Ambas as imagens acima são do posicionamento de um artigo com o qual eu consegui rankear e manter entre os TOP 3 a TOP 5 posições.

Este único artigo me gera vendas de um produto específico todos os meses, no último mês gerou um valor de R$396,19 em comissões, eu sei que não é um valor muito alto, porém, lembre-se este valor veio somente deste artigo, ou seja, o meu trabalho foi criar o artigo e posicionar ele bem, agora ele me gera renda no automático todos os meses com tráfego grátis.

Imagine conseguir isto para 10, 20, 30 artigos ou mais…O potencial de renda passiva a médio e longo prazo é fantástico!

É por isto que eu não trabalhei SEO adequadamente somente para este artigo, também tenho ajustado outros artigos testando estratégias de rankeamento e o próximo gráfico mostra o resultado de outro artigo:

Gráfico- Resultados de SEO no Artigo

Se você for uma pessoa atenta, deve estar percebendo que este artigo está posicionado entre as posições 20 e 10, ou seja, ainda não está na primeira página do Google. Este artigo atualmente está ficando entre as posições 14 e 13, é claro que eu quero atingir a primeira página com ele, mas antes mesmo disso ele já está gerando vendas.

Mesmo na segunda página, este artigo me gera vendas todos os meses pois foca em um público muito quente, mesmo tendo poucas visitas as pessoas que chegam até ele e leem o artigo acabam comprando, isto é excelente!

Este artigo costuma me gerar algo entre 800 a 1100 reais por mês em vendas, no último mês por exemplo gerou exatos R$871,13. Imagine a hora que eu conseguir colocar ele no TOP 5….

Eu tenho outros artigos que estão me gerando vendas no automático apenas com tráfego orgânico, ou seja, de visitas vindas do Google, porém não tenho tempo nem espaço para ficar detalhando cada caso aqui. Apenas pare e pense:

Somente 2 artigos estão me dando mais de mil reais por mês com tráfego grátis, sem investir em anúncios!

É óbvio que o SEO não está morto, imagine o quanto vários artigos podem render se bem trabalhados para posicionar na primeira página…

Conclusão

Trabalhar com SEO hoje está muito mais fácil e vale muito a pena trabalhar com tráfego orgânico!

Nada contra estratégias de anúncios, que podem até gerar vendas mais rápido, porém tráfego orgânico a médio e longo prazo compensa muito pois com o tempo você vai gerando renda de diversas fontes através de tráfego grátis e isto te permitirá ter renda passiva sempre.

Na estratégia com anúncios é o contrário, pois se parar de anunciar as vendas param também, a não ser que o foco seja geração de lista ( o que você também pode fazer com SEO ), porém isto pode dar “pano pra manga”, então deixo este assunto para um outro dia…hehehehe.

12 Comentários

  1. Gilvan

    Simplesmente fantástico Daniel. O Seo está vivo, e muito vivo. Acredito que é algo que nunca terá fim, bem diferente das midias sociais. Você provou neste rico artigo que resultados com Seo não demoram tanto como os falsos gurus afirmam. Parabéns por pensar fora da caixa e repassar isso pra quem te segue.

    • Oi Gilvan,

      Fico feliz que tenha gostado do artigo, sim ao contrário do que muitos falam é possível ter resultados com SEO em pouco tempo também apesar de ser estratégia mais de médio e longo prazo, dependendo da concorrência é possível ter resultados incríveis em poucos dias.

      Abraços,

      Daniel Grecco
      http://www.negocioonlinenapratica.com.br

  2. Parabéns Daniel post espetacular muito conteúdo e bem explicado de forma clara e direta…
    sempre achei bom investir bem em SEO afinal se nao esta bem no google praticamente você não existe no mundo Online…

  3. Parabéns Daniel, muito bom.
    sou aluno do NONP, sou iniciante e esse seu curso é na verdade o primeiro curso completo que faço, tenho tentado por em prática o SEO que aprendi com vcs, mas ainda não tive resultado. Te acompanho sempre, sei que tudo isso acontece devagar quando somos iniciante, mas eu chego lá. Tudo isso que vc postou é um verdadeiro aprendizado. Parabéns!
    Abraços!

  4. Excelente artigo Daniel, diferentemente de muitos gurus que acham que só se consegue alguma venda hoje em dia com anúncios e tráfego pago, você mostrou por A mais B, que podemos sim conseguir excelentes resultados trabalhando com o SEO e com tráfego orgânico. E agradeço a você e ao Kako por nos mostrar todas essas metodologias de trabalho através do NONP. Estamos esperando ansiosos pelo NONP 2.0 que com certeza vai vir com muita coisa boa!
    Um forte abraço e sucesso sempre.

  5. Cristiane Gouget

    Daniel,

    Muito bom seu artigo e estava justamente pensando nisso esses dias se realmente esse trabalho todo que dá para encontrar as palavras-chaves corretas e saber posicioná-las se dá realmente certo, mas foi bom porque está me ajudando a desmistificar isso. Além disso confesso que o curso NONP está me ajudando muito com a parte de SEO mais avançado porque fiquei animada em ver mais os resultados em visitação nos meus projetos e que antes não conseguia. Sucesso e abraços!

    • Olá Cristiane, tudo bem?

      Realmente é muito gratificante quando vemos os resultados de SEO começando a aparecer 🙂

      Fico muito feliz que está colhendo os primeiros resultados graças ao SEO avançado que ensinamos no curso.

      Abraços,

      Daniel

  6. Thiago Pedro

    Legal hein Daniel, parabéns pelos resultados, são fantásticos.
    Eu estou criando alguns mini sites também pra trabalhar com SEO.
    Me tira uma dúvida, depois que você faz o SEO on Page, você aguarda um tempo para começar a fazer linking building? É que fiz um mini site e estou acompanhando as keywords no serpfox e até agora não aparece nada, porém não criei link de pbn ainda, apenas comentários em blog e redes sociais. Demora mesmo para “aparecerem” nas buscas ou é preciso inserir links pbn para acelerar o processo? Como foi para você nos seus testes?
    É que eu queria testar as mudanças de posições depois que criasse 1 link de pbn, mas tá demorando demais e não sei ao certo como isso funciona.
    Valeu e parabéns pelo excelente artigo. Abraço!

    • Olá Thiago,

      Por isto que o “processo de SEO” começa antes mesmo do site na hora de pesquisar o mercado para definir o assunto do mini site eu sempre procuro nichos de baixa pra média concorrência.

      Em um nicho de baixa concorrência se você fizer um SEO on Page bem feito o site já aparece nas buscas rapidamente até mesmo em boas posições, eu consigo colocar na quinta página ou até mesmo na terceira página das buscas somente com o SEO On Page nestas condições..

      Se você está atuando em um nicho de baixa concorrência e ainda não aparece nas buscas após vários dias, então provavelmente é porque o site ainda não está indexado ou porque o SEO on Page precisa ser revisto.

      Verifique se o site está indexado, exemplo, para verificar se meu site está indexado é só digitar site:http://www.danielgrecco.com.br se aparecer nas buscas ( neste caso aparece ) está indexado, se colocar seu site não aparecer é porque ainda não está indexado, se for este o caso recomendo que indexe ele usando a estratégia Google Flash que ensino neste vídeo.

      Depois que o site está indexado e aparecendo nas buscas eu costumo primeiramente criar links de diversificação através de redes sociais e comentários em blogs, faço isto por pelo menos uma semana antes de por o primeiro backlink em PBN.

      Abraços,

      Daniel

  7. Boa noite!
    Queria tirar uma dúvida, eu consigo postar um vídeo e mais as imagens (fotos) em meu blog, como faço?

    Obrigado.
    ATT.
    Valdecir

    • Olá Valdecir,

      Sim é possível e algo simples de fazer, se não sabe como fazer isto, recomendo que se inscreva no meu curso grátis de blog colocando seu e-mail lá na caixa no topo do site, ao fazer isto vai ter acesso ao curso onde vai aprender a fazer isto.

      Abraços,

      Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *