Passo a Passo de Registro de Domínio no Registro.br

Neste artigo vou ensinar como é simples e rápido registrar um domínio no Brasil através da entidade responsável pelos registros de domínios no Brasil. Apesar de ser um processo simples, muitas pessoas não sabem como fazer um registro de domínio, principalmente os iniciantes e por isso vou ensinar passo a passo como registrar seu domínio no site do Registro.br em menos de 10 minutos.

Porque Registrar um Domínio no Registro.br?

Indo direto ao ponto:

Porque é a  maneira mais prática, fácil e segura de registrar seu domínio no Brasil “sem se incomodar”.

Eu digo isso porque existem outras maneiras de fazer isso através de empresas de registros de domínios, existem várias empresas destas mas infelizmente nem todas são confiáveis e já vi vários casos de pessoas que perderam seus domínios usando empresas assim..

É claro que existem empresas confiáveis como a UOL Host, porém mesmo assim para domínios nacionais eu não vejo motivos para registrar através de uma empresa destas se você mesmo pode registrar seu domínio diretamente no Registro.br de forma rápida, simples e com segurança.

Passo a Passo para Registrar Seu Domínio no Registro.br

Para registrar seu domínio primeiramente você vai precisar criar uma conta lá, então antes de fazermos isso vamos ver como é fácil criar sua conta no Registro.br, após criar esta conta você vai estar apto a cadastrar quantos domínios quiser.

Como criar conta no Registro.br

  1. Acesse o site www.registro.br
  2. Clique no link CRIAR CONTA que se encontra na parte superior do site do lado direito.
  3. Preencha os dados solicitados no formulário de cadastro, preste bem atenção na hora de escolher sua senha.
  4. Acesse o seu e-mail para verificar o e-mail que vai receber com seu ID de usuário.
  5. Pronto, você já pode acessar a sua conta com seu usuário e senha.

Como Registrar seu Domínio Passo a Passo

Agora que você já tem sua conta, basta fazer o login para iniciar o processo de busca e registrar o seu domínio. Para isso siga os passos abaixo:

Uma vez logado em sua conta clique no link PESQUISAR E REGISTRAR DOMÍNIO como mostrado abaixo:

Registrar domínio no registro.br
Digite o domínio que você pretende registrar sem o www:

Pesquisa de dominio .com.br
Se o domínio não estiver disponível vai aparecer uma mensagem como esta abaixo:

Dominio .com.br não disponível
Você vai ter que continuar pesquisando até encontrar um domínio de sua preferência que esteja disponível. Quando achar um domínio disponível vai aparecer a mensagem que está disponível:

Dominio net.br disponível
Agora você pode registrar o domínio clicando no link ou no botão registrar.

Após clicar para registrar você vai ser direcionado para uma tela onde será necessário colocar seu CPF ou CNPJ ( caso vá fazer o cadastro em nome de empresa ) se você fornecer o CPF ou CNPJ que colocou no cadastro da sua conta, então o sistema provavelmente já vai puxar o formulário de cadastro com todos seus dados preenchidos como mostrado abaixo:

Titularidade do dominio

Formulário de Cadastro de Domínio
Se isso acontecer basta conferir se seus dados estão corretos antes de prosseguir. Se o sistema não puxar os dados você vai ter que preencher todos os campos do formulário manualmente.

Lá embaixo do formulário em “Opções Avançadas” você pode configurar os DNS caso já tenha contratado uma hospedagem e tenha os DNS fornecidos pela hospedagem. Se você ainda não tiver os DNS do seu blog então não precisa fazer nada nesta opção:

Preenchendo DNS do domínio
Marque a caixa onde está escrito Li e aceito os termos do contrato e clique em registrar:

Finalizando o registro de domínio no registro.br
Você vai ser redirecionado a página de pagamento onde poderá escolher pagar com cartão de crédito ou boleto, no caso do pagamento com cartão a confirmação é quase imediata e o domínio já fica sendo seu, no caso de pagamento com boleto o domínio só passará a ser seu de verdade após o pagamento e confirmação do pagamento do boleto, o tempo de compensação demora uns 2 dias.

Atenção se você não pagar o domínio dentro de um período especificado pelo Registro.br o seu domínio é congelado e dias depois pode ser cancelado. Se acontecer de você registrar um domínio que está sendo disputado por outras pessoas e outra pessoa pagar o domínio antes você também corre risco de perder o domínio.

Então é isto aí, acredito que depois deste passo a passo que eu fiz você nunca mais vai depender de empresas de registros de domínios para registrar seus domínios .com.br ou qualquer outro domínio nacional, lembrando que no registro.br você pode registrar uma variedade enorme de domínios nacionais como .net.br, .blog.br, .org.br e outros.

Este artigo foi útil e te ajudou? Se sim, curta nosso artigo, compartilhe e fique a vontade para fazer um comentário abaixo, você também pode entrar na página inicial do blog para conferir outros artigos interessantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *