Porque Meu Site Não Aparece no Google ?

Você aparentemente fez tudo certo, pesquisou um bom nicho, escolheu um bom nome pro seu domínio, colocou conteúdo, configurou um tema bonito para seu blog e colocou muito conteúdo de qualidade nele e nada de seu site aparecer nas buscas. Quando isto acontece a primeira coisa que vem na sua mente é: Porque meu site não aparece no Google ?

Mas calma, antes que você se desespere e comece a achar que algo está terrivelmente errado com seu site, saiba que isto é mais comum do que você imagina, a menos que você tenha comprado um domínio que já existia e foi “abandonado” seu site não deve aparecer no Google tão cedo, vou explicar o porque mais a frente..

Este tipo de situação ocorre devido ao sandboxed mode, um tipo de “modo seguro” que podemos traduzir para algo como “deixar na geladeira“. É muito provável que você nunca tenha ouvido sobre isto antes, mas o fato é que especialistas em SEO já conversam e especulam sobre o “efeito sandbox” há uns 10 anos pelo menos.

Porque meu site não aparece no Google

Embora aqui no Brasil não se fale muito sobre isso, fora do país já há discussões sobre o assunto faz tempo e existe uma grande polêmica a respeito, de um lado alguns dizendo que isto simplesmente não existe e do outro lado outros defendendo a ideia de que o Google Sandbox realmente existe.

O que eu penso a respeito é que o Google coloca os sites em Sandoxed sim, acredito que isto já vem ocorrendo nos últimos anos, mas pelo que eu percebi nos últimos meses de 2014 isto se intensificou bem e por isso muitos sites novos ficam meses sem aparecer nas buscas.

O sandboxed é um tipo de modo seguro ou modo de segurança aplicado pelo Google, ou seja, sites novos ficam na geladeira, por mais otimizados que estejam em relação a SEO On Page e por mais que tenham backlinks de qualidade eles simplesmente não saem do lugar e não aparecem nas buscas. Em casos assim você não vai conseguir encontrar seu site na busca mesmo se procurar até a última página de resultados, é como se simplesmente o site não existisse.

Não é novidade que um dos fatores utilizados para o rankeamento nas buscas é a idade do domínio/site, porém até pouco tempo atrás isso nunca impediu que alguns sites novos conseguissem rankear na primeira página do Google em poucos dias, mas agora o cenário mudou.

Parece que o Google está pegando pesado no uso da sandboxed e praticamente todo site novo entra nela e fica lá por um período de 2 a 3 meses, ou seja, se você fizer um site novo hoje é bem provável que você não vai conseguir rankear e aparecer nas buscas durante este período.

A exceção a regra é se você adquirir um domínio já existente como comentei no início deste artigo, um domínio que já existia há um ano ou mais, não foi renovado pelo dono e agora está disponível para registro novamente, se você registrar um domínio desses mesmo sem perceber pode ter uma vantagem para “burlar a geladeira”.

Isto ocorre porque quando um domínio não é novo ele já provavelmente já passou pelo modo sandboxed e por isso não vai cair mais nele, além disso domínios assim costumam já ter um pouco de DA, PA, TF e Backlinks*, que são fatores que ajudam no posicionamento.

Nestes casos, ao iniciar um site novo utilizando um domínio antigo você tem a vantagem de conseguir posicionar o site na busca assim que terminar de criar o conteúdo, otimizar o SEO On Page e começar a construir seus backlinks. Dependendo do domínio e da concorrência no nicho que você entrar é até mesmo possível conseguir boas posições como a primeira página mesmo antes de conseguir backlinks.

Porque o Google Coloca Sites Novos na Geladeira?

Se você chegou até aqui acredito que já entendeu qual o principal “vilão” e motivo do seu site não aparecer no Google, mas talvez esteja pensando porque o Google faz isso.

O principal motivo do sandbox é coibir os chamamos “money sites”, ou seja, sites sem qualidade alguma que são criados especificamente apenas para ganhar dinheiro com o Adsense ou com outros programas de afiliados.

Esta é uma maneira de desmotivar quem tenta fazer isto e temos que admitir que é algo muito eficiente pois quem faz um blog ou site por prazer com objetivo de compartilhar conteúdo ou apenas como Hobby normalmente tem um comportamento diferente de quem tem como único objetivo ganhar dinheiro, ao perceberem que o site nunca aparece nas buscas provavelmente desistirão, 2 a 3 meses é período mais do que suficiente para isso.

Em resumo é uma forma utilizada pelo Google para separar o joio do trigo….O problema é que sites bons também acabam sendo afetados por este tipo de “penalidade para sites novos” e muitas pessoas podem achar que estão fazendo algo errado em seus sites quando na verdade não é nada disso, é apenas o Google Sandbox em ação.

Ao utilizar ferramentas de monitoramento de posicionamento no Google como o Serpfox é possível identificar claramente se seu site está na sandbox ou não. Veja na imagem abaixo o caso de um site que ainda está “na geladeira”:

Site na sandboxed

Para quem não está familiarizado, cada bolinha do gráfico acima representa a posição do site para uma palavra chave alvo. Como você pode perceber a primeira vez que o site apareceu no Google para esta busca foi no dia 19 de novembro aparecendo lá na página 7, depois ficou uns dias sem aparecer e voltou a aparecer no dia 27 e assim o padrão vai se repetindo, ou seja, tem dias que o site aparece nas buscas e em outros não.

O gráfico acima demonstra que apesar do site estar na sandboxed ele provavelmente está saindo dela porque cada vez que aparece nas buscas aparece em posições melhores, ou seja, está subindo aos poucos.

É normal não aparecer nada nas ferramentas e gráficos quando o site está no período inicial da sandboxed, conforme o tempo vai passando e ele vai saindo deste modo seguro, então você vai começar a ver algo parecido com o gráfico acima, até que finalmente após sair da Sandboxed o gráfico vai ficar parecido com a imagem abaixo:

Site que não está mais na Sandbox

Na imagem acima você pode ver que o site estava na sandboxed mas saiu a partir do dia 1 de setembro mantendo um crescimento orgânico natural depois disso, é o que ocorre depois que acaba o tempo de “geladeira”..

Como Lidar com Esta Situação e Fazer Seu Site Aparecer no Google

Pelo o que eu tenho acompanhado tanto com sites novos meus, como sites de alunos do NONP e também nos fóruns e comunidades de especialistas em SEO fora do Brasil, este tipo de procedimento  para sites novos começou a ocorrer com muita mais frequência a partir de outubro pra cá, então é uma realidade que praticamente todos nós vamos ter que encarar.

Agora a grande questão é que não podemos ficar chorando e reclamando que o site não aparece nas buscas ou simplesmente cruzar os braços e esperar passar o período de 3 meses para só então depois disso trabalhar..

O melhor a fazer é agir com naturalidade fazendo o que se deve fazer, ou seja, fazer um bom trabalho de pesquisa de palavras chaves para encontrar bons assuntos para escrever artigos e conteúdo de qualidade, trabalhar bem o SEO On Page do seu site e artigos, iniciar a construção de backlinks de qualidade, trabalhar em conjunto com redes sociais como o Facebook, criar um canal no YouTube, etc.

Em outras palavras, aja como se seu site já estivesse aparecendo na busca, é óbvio que inicialmente talvez você não consiga visitas para seu blog vindas do Google ou talvez até consiga porém poucas, mas lembre-se que você pode conseguir visitas de outros buscadores como Bing e Yahoo, eu tenho casos de alunos que construíram mini sites e apesar de não aparecerem no Google devido a sandbox, em 15 dias já estavam com o mini site posicionado na primeira página do Google e tendo resultado em vendas através dele.

Além disso, dentro deste período de 1 a 3 meses você pode trabalhar forte com a divulgação no Facebook através de uma Fanpage ou Grupos e também com vídeos no YouTube direcionando tráfego destas fontes para seu site ao mesmo tempo que vai construindo sua autoridade e fazendo seu site ficar conhecido.

Agindo desta forma quando finalmente o site sair do modo sandboxed você já vai estar recebendo visitas de outras fontes e isto será um fator a mais para fazer seu site subir nas buscas e começar a rankear bem!

Iniciando um Site Novo com Domínio Antigo

Como já expliquei antes domínios antigos não são afetados por esta medida do Google, então se você ainda não começou seu primeiro site ou já tem um blog e quer iniciar um novo site, uma boa ideia é pesquisar por domínios expirados, de preferência domínios que tenham relação com assunto que você escolheu para este novo site.

Mas não basta apenas registrar um domínio expirado qualquer, vou te dar algumas dicas:

1 – Verifique se o Domínio tem alguma pontuação de DA e PA*, quanto maior melhor.
2 – Verifique se o Domínio tem alguma pontuação de TF*, quanto maior melhor.
3 – Verifique se o Domínio tem Backlinks

Além dos fatores acima é importante tentar checar se o domínio em questão nunca foi utilizado para SPAM antes, também é bom procurar por indícios de penalidades, uma boa forma de ver isso é ver a qualidade dos backlinks que apontam para o domínio caso ele tenha backlinks, se houverem backlinks de sites de cassinos, jogos de azar, sites de conteúdo duvidoso ou de muitos sites ruins, pode ser um risco grande.

Como Tentar Sair Mais Rápido da Sandboxed?

Se você não for usar a técnica acima de pegar um bom domínio antigo que expirou você ainda pode tentar algumas táticas que vão parecer “naturais” pro Google e podem te ajudar a sair mais rápido da geladeira.

A primeira coisa a fazer após terminar seu site e colocar conteúdo nele é checar o SEO On Page e tomar o máximo cuidado para evitar a super otimização visando rankear para algumas palavras chaves.

Também é importante evitar a criação de conteúdo duplicado, isto é facilmente evitável configurando bem plugins de SEO como o WordPress SEO by Yoast ou All in One SEO Package **. Outra coisa simples que você pode fazer para evitar isto é nunca marcar um artigo para aparecer em mais de uma categoria.

Depois de seguir estas duas dicas acima e tudo estiver ok com o site crie o sitemap e envie pro Google Webmasters, mas atenção depois disso aguarde, tenha paciência e não tente forçar uma indexação reenviando o sitemap.

O próximo passo é criar uma Fanpage e associar esta página ao seu site, faça isso com o YouTube também criando seu canal e associando ao site bem como ao Google Plus, isto é o que pessoas reais que criam sites reais fazem, ou seja, normalmente quem faz um site também faz uma fanpage ou cria um canal no YouTube.

E Finalmente por último você pode tentar utilizar a minha estratégia “Google Flash” para indexar seus links rapidamente que ensino no vídeo abaixo:

Isto não garante que seus artigos vão aparecer nas buscas ao pesquisar pelas palavras chaves, mas há uma chance grande disso acontecer, porém tome cuidado ao não abusar desta técnica, faça isto apenas para seus principais artigos e assuntos e não para todos.

Bom, agora você já sabe porque seu site novo ainda não aparece no Google e também sabe como proceder para contornar esta situação, espero que este artigo tenha sido útil e tenho certeza que agora você deve estar mais calmo por saber que não é um problema isolado com seu site.

PS: Se gostou deste artigo e acha que ele pode ser útil para ajudar outras pessoas, compartilhe no Facebook, Twitter ou outra rede social ou compartilhe um link para este artigo em seu site. Também fique a vontade para deixar seu comentário abaixo!

* (DA = Autoridade de domínio, PA = Autoridade de Página, TF = Trust Flow, Backlinks = Links em outros sites que apontam pro seu.)
** ( Ensino como Configurar o All in One SEO Package para evitar conteúdo duplicado dentro do Curso NONP )

15 Comentários

  1. RODRIGO MATOS

    Boa dica Daniel estou fazendo o NONP e vem me ajudando muito, vou ficar de olho quando colocar meu site no ar, e seguir suas dicas. Obrigado.

    • Oi Rodrigo,

      Segue as dicas do NONP que fazendo certinho como ensino lá quando fizer seu site vai ter bons resultados.

      Abração,

      Daniel

  2. Ola Daniel,

    Depois de 4 meses passou a acreditar na teoria da sandbox?

    O que te fez mudar de opinião?

    No mais, artigo bem explicado.

    Abcs e sucesso.

    • Olá Alan, tudo bem ?

      Pois é amigo, a resposta é simples:

      o Sr Google….rs

      Depois de umas alterações no Algoritmo principalmente do final de setembro para cá eu percebi que alguns alunos com bons sites de nicho não estavam posicionando e em seguida o mesmo aconteceu comigo em pelo menos dois projetos mesmo estando com tudo certo para aparecer bem, fui pesquisar e parece que isto está começando a ficar mais frequente, mas aparentemente ainda não atinge todos os sites novos, eu mesmo criei um novo site de nicho no dia 26 de dezembro e hoje menos de um mês depois ele já está praticamente na primeira página..

      Enfim é a dança do Google e temos que andar conforme a música…rs

      Abração,

      Daniel Grecco

      • O que tenho percebido nos meus sites é que quanto maior as buscas e o nivel de competição da palavra chave mais demorado para ranquear.
        Mas nao da pra cravar que seja esse o motivo, apesar que ja li outras pessoas la fora mencionando esse fato.

        O jeito é testar, testar e testar novamente. ..

  3. Rogério

    Muito bom o artigo Daniel. Obrigado por compartilhar 🙂

    Eu tenho um site desde abril de 2014. O número de visitas só crescia e de repente despencou. Passou 3 meses e o acesso voltou a crescer. Só que em setembro de 2014 ele voltou a despencar e está assim até hoje (5 meses quase). Eu trabalho com SEO a um bom tempo e não conseguia identificar o “problema” já que a otimização está de acordo com as diretrizes do Mr. God

    Lendo seu artigo passo a acreditar nessa ideia de Sandbox. Mas será possível que o Google demore tanto tempo assim (5 meses) pra poder reconsiderar meu site? Você citou no artigo que os sites costumam ficar cerca de 3 meses…. você conhece algum caso que tenha demorado tanto quanto o meu está?

    PS: Meus conteúdos são de qualidade e não faço nenhum black hat. Não recebi nenhuma notificação manual pelo webmaster tool e não sei o que pode ser..

    Muito obrigado

    • Olá Rogério,

      Isto não parece ser sandbox, uma vez que você sai dela caso tenha entrado não volta a entrar..Se estava tendo visitas e diminuiu depois aumentou e caiu de novo podem ser 2 coisas:

      1 – Você foi penalizado por alguma coisa como super otimização por exemplo, neste caso as vezes diminuindo a densidade de palavras chaves dos conteúdos ajuda..

      2 – Um ou outro artigoo que te dava muitas visitas pode ser de algum assunto que teve uma diminuição no número de interessados, ou seja, o número de pesquisas mensais para as keywords destes artigos pode ter diminuído..

      Isto é fácil de verificar fazendo uma rápida pesquisa no Google Analytics e também no Webmasters tools..

      Abraços,

      Daniel

  4. Qual a densidade ideal pra a palavra chave do artigo? Tem diferença entre a palavra chave do artigo pra a palavra chave do “site”?

    • Oi Cristiane,

      Eu procuro deixar entre 1% a 1,5%. Não entendi bem sua pergunta sobre o artigo e site..

      Abraços,

      Daniel

  5. Isso está acontecendo comigo no momento. Vou seguir suas dicas! Valeu 😉

  6. Otimo artigo Daniel Grecco, bem esclarecedor. Era o que eu realmente estava na dúvida e acabei encontrando aqui. Obrigado e Sucesso

  7. Muito bom seu post, adorei, agora entendo por que meu site não aparece lá, o bom é que como você disse, eu vou ter tempo pra adicionar bastante conteúdo e fazer as redes sociais, eu fiz meu site ha 2 dias e ainda estou trabalhando nele (ageitando) ainda não tem posts, como é um nome que não tem por aí, acreditei que apareceria lá, valeu mesmo!

  8. Ricardo Souza

    Olá.
    Vi seu artigo e achei muito interessante.
    Acredito que eu esteja passando por isso, pois foi criado um site para minha micro empresa a uns 15 dias atrás e mesmo eu colocando praticamente o nome de minha micro empresa na busca, não consigo encontrar, mesmo na última página.

  9. André Ribeiro

    Excelente o seu artigo Daniel, era exatamente o que eu estava precisando. Realmente, esse tempos que ficamos esperando o nosso site aparecer no google desanima. Mas, não desisto! Muito obrigado pela dicas valiosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *