Programa de Afiliados ou Rede de Afiliados?

Você sabe qual a diferença entre um programa de afiliados e uma rede de afiliados? Estamos falando da mesma coisa com palavras diferentes ou um difere do outro de alguma forma ? Ao contrário do que muitas pessoas pensam ou imaginam conhecer, um programa de afiliados e uma rede de afiliados são duas coisas bem diferentes, continue lendo para saber o porque:

Programa de Afiliados

Em meu artigo sobre o que são os programas de afiliados expliquei em detalhes o que é um programa de afiliados e quais são os formatos de remuneração utilizados nestes programas.

Um programa de afiliado normalmente é algo oferecido por uma “empresa solo”, ou seja, uma empresa que tem um determinado produto ou serviço e quer divulgá-lo criando seu próprio programa de afiliado.

Alguns exemplos de empresas que possuem um Programa de Afiliados:

Submarino
Livraria Saraiva
Curso 24 horas

Então basicamente um programa de afiliados é algo gerido por uma empresa que somente quer divulgar seus produtos ou serviços, em um programa de afiliados a empresa não divulga produtos ou serviços de terceiros.

Rede de Afiliados

Uma rede de afiliados ou Ad Network é algo muito maior do que um programa de afiliados. Redes de Afiliados, são empresas que foram criadas com o intuito de ganhar dinheiro com afiliados mas a diferença é que as redes de afiliados em quase sua maioria ganham divulgando produtos e serviços de outros.

Se for pra resumir eu diria que é uma “central de afiliados” onde são divulgados vários programas de afiliados e campanhas de anunciantes dentro de um lugar só, algo também conhecido como Market Place..

Anunciantes costumam procurar Redes de Afiliados para divulgar seus produtos e serviços lá dentro, ou seja, em vez de um anunciante criar seu próprio sistema de afiliados ele pode apenas colocar campanhas dele dentro de uma Rede de Afiliados e optar por remunerar o afiliado da forma que bem entender.

Uma das principais vantagens de uma Rede de Afiliados é que o afiliado pode divulgar vários anunciantes diferentes e ter acesso a centenas ou até milhares de campanhas que remuneram de várias formas como CPC,CPA, CPV, etc, tudo num lugar só.

Redes de Afiliados

Isto facilita muito a vida e também facilita o recebimento pois em vez de divulgar 10 programas diferentes com logins diferentes e receber pagamentos separados de cada um deles, você só precisa de um login para ter acesso a diversas campanhas e não importa se vai divulgar 1 ou 100 anunciantes, receberá apenas um pagamento, pois a Rede de Afiliado que fica responsável por receber dos anunciantes e depois pagar aos afiliados..

Uma Rede de Afiliados portanto pode ser considerada uma empresa intermediadora que faz o “meio de campo” entre os Anunciantes e Afiliados.

Alguns exemplos de Redes de Afiliados:

Lomadee
Zanox
Afilio

Em todas estas redes acima você tem a possibilidade de divulgar campanhas de vários anunciantes grandes como Walmart, netshoes,Americanas,etc. Também há campanhas para todos os gostos, então fica fácil de encontrar as campanhas que possam te interessar.

Existem empresas que tem seu próprio programa de afiliados e também tem campanhas dentro de redes de afiliados, isto pode ocorrer, em casos assim é sempre bom ver quais são os prós e contras de cada um para poder decidir se vai divulgar diretamente pelo programa da empresa ou se vai divulgar através da campanha na rede de afiliados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *