Qual é o Melhor Autoresponder?

Como você provavelmente já sabe uma lista de e-mail é o maior ativo que você pode construir em um negócio online, porém para ter sucesso ao trabalhar com lista é preciso usar um bom Autoresponder, no meio de tantas opções disponíveis muitos ficam perdidos em saber qual usar, neste artigo eu vou comentar sobre 3 dos principais Autoresponders do  mercado para te ajudar a descobrir qual é o melhor Autoresponder..

Os 3 principais Autoresponders do mercado ou pelo menos os 3 mais conhecidos são o Aweber, Get Response e Mailchimp. Eu já utilizei todos eles e por isso posso escrever sobre cada um deles com propriedade.

Qual é o Melhor Autoresponder

Todos eles tem seus pontos positivos e negativos, ou seja, nenhum deles pode ser considerado 100% perfeito.

Qual é o Melhor Autoresponder?

Responder isto é difícil pois depende dos critérios utilizados na análise, bem como do gosto pessoal de cada um, não é por acaso que existem pessoas que amam o Aweber, outras preferem o Get Response e outras não trocam o Mailchim por nada..

Sendo assim eu vou dar minha opinião sincera sobre os pontos fortes e fracos de cada um deles:

Autoresponder da Aweber

Aweber o melhor autoresponder?

Este foi o primeiro autoresponder que utilizei e eu gostei muito, a interface é simples e intuitiva, é muito fácil criar uma sequência de e-mails lá dentro e acompanhar as estatísticas da lista e também das mensagens enviadas como taxa de aberturas dos e-mails, taxa de cliques nos links dentro das mensagens, etc.

Um dos pontos negativos no Aweber é quando utilizamos opt-in, ou seja, quando a pessoa tem que confirmar a inscrição por e-mail para entrar na lista, digo isso porque a mensagem de confirmação é inglês, você pode até adicionar algum comentário em inglês, mas mesmo assim a mensagem ficaria em português + inglês o que é bem estranho.

Outro ponto negativo que é realmente algo bem ruim é que se você estiver migrando de um outro autoresponder para o Aweber vai ser bem difícil de importar sua lista do autoresponder antigo pois no Aweber ao tentar importar os contatos ele vai exigir que todos da sua lista confirmem a inscrição novamente por e-mail e com isto você pode perder muitos contatos que não vão fazer o processo de confirmação novamente.

Em relação a preço no primeiro mês o valor cobrado é de somente $1,00 ( um dólar ) a partir do segundo mês o valor vai depender do tamanho da sua lista, para uma lista com até 500 contatos a mensalidade é de 15 dólares por mês.

Autoresponder da GetResponse

O melhor autoresponder seria o Get Response?

Este foi o segundo autoresponder que utilizei e um dos que mais gostei, se não fosse um pequeno problema lá dentro que vou explicar mais a frente eu estaria com ele até hoje..

A princípio as configurações não são tão simples como do Aweber, porém você pode acessar tudo em português e mesmo acessando em inglês se dedicar algumas horas pra aprender as funções disponíveis fica muito fácil e rápido de trabalhar com ele.

O que mais gostei foi poder configurar mensagens de confirmação de inscrição na lista em português e poder customizar estas mensagens, algo que no Aweber não é possível. Também gostei muito das taxas de aberturas dos e-mails que sempre beirou os 30% até incríveis 75% e as taxas de cliques nos links também sempre foi muito boa.

A integração com páginas de capturas e formulários externos também é bem tranquila de fazer, eles tem um suporte por chat online e nunca demorou mais que 3 minutos para eu ser atendido e em 90% das vezes que fiz isso a resposta de pronto foi algo como :

“Certainly I can help you”

Ou seja, certamente eu posso te ajudar com isso…

Porém de um tempo pra cá o Getresponse começou a ter problemas sérios de entrega de e-mails no Hotmail, principalmente dos e-mails de confirmação que a princípio caiam na pasta de lixo eletrônico, porém mais recentemente nem lá estavam chegando, ou seja, eu e outras milhares de pessoas que usavam o serviço estávamos perdendo vários leads por dia por conta deste problema..

Eu relatei este problema ao suporte várias vezes só que agora eles não foram nada eficientes, a resposta foi de que estavam cientes e trabalhando pra resolver o problema e que não tinha um prazo específico para isso.

Após esperar por mais de um mês por alguma solução e receber sempre a mesma resposta decidi que era chegada a hora de mudar de autoresponder mais uma vez.

O primeiro mês é gratuito e o preço no plano pago mais barato é de 15 dólares por mês para uma lista com até 1000 contatos.

Autoresponder da Mailchimp

Mailchimp, o melhor autoresponder?

Atualmente é com este autoresponder que estou trabalhando, eu já conhecia o Mailchimp mas nunca tinha utilizado antes. Quando vi que provavelmente teria que sair da GetResponse comecei a procurar por alternativas, não queria voltar para o Aweber devido ao problema com importação da lista e por conselho do Gustavo Freitas que é um excelente profissional resolvi dar uma chance pro Mailchimp.

O Mailchimp tem um plano gratuito no qual você pode ter até 2 mil contatos na lista porém tem um limite de envio de 12 mil e-mails, ou seja, se tiver uma lista com 2 mil contatos só poderia enviar 6 e-mails para cada uma destas pessoas no mês, este plano também tem algumas limitações como não poder criar sequência de e-mails, você só pode criar newsletters.

Inicialmente me cadastrei neste plano free do Mailchimp e importei umas 2 listas minhas pra lá para fazer um teste de envio de conteúdo e checar taxa de abertura, etc.

Tudo correu muito bem porque ao contrário do Aweber no Maiclhimp você pode importar a lista rapidamente sem que os seus contatos precisem fazer uma nova confirmação, a taxa de abertura dos e-mails também foi satisfatória, então após uns 10 dias de teste resolvi migrar para um plano pago.

Migrei o restante das minhas listas, criei as sequências de e-mails que agora estavam disponíveis no plano pago e criei uma campanha rápida para gerar novos leads e ver como o Mailchimp se comportava desde o momento que a pessoa coloca o e-mail pra se inscrever na lista, felizmente tudo funcionou extremamente bem e tem funcionado bem até agora.

As taxas de abertura do Mailchimp não são tão altas como as que eu conseguia no GetResponse, porém já fiz diversos testes e os e-mails sempre chegaram no Hotmail e na maioria dos casos na caixa de entrada, os e-mails também chegaram no Gmail e outros programas de e-mail o que é um excelente sinal.

O ponto negativo é que tudo está em inglês, para mim isto não é um problema mas sei que para várias pessoas é mais complicado…

A plataforma também é bem leve, simples e rápida de carregar, porém não é tão intuitiva como o Aweber e o GetResponse, como eu aprendo as coisas fácil pois sempre fui autodidata isto não é problema e já me adaptei, porém sei que para iniciantes talvez não seja tão simples para configurar sua lista, campanhas, sequências de e-mails, etc.

O preço do plano pago mais barato é de 10 dólares por mês para listas com até 500 contatos.

Conclusão

Enfim, qual é o melhor autoresponder?

Como eu já havia dito esta não é uma questão fácil de responder e tudo depende de gosto e perfil de pessoa para pessoa. Conforme tudo que escrevi neste artigo eu diria o seguinte:

O Aweber é o melhor autoresponder para quem deseja praticidade e simplicidade

O Get Response é muito bom para quem tem dificuldade com inglês pois possibilita acessar todas funções em português, porém está com o problema com o Hotmail, se resolverem isso ele pode com certeza ser uma das melhores opções, mas no momento eu não recomendo por causa disso.

O Mailchimp é excelente para quem já trabalha com Internet e tem facilidade de aprender as coisas, também é uma excelente opção para quem está migrando de um outro serviço pela facilidade de importação da lista.

Todos os 3 porém tem o mesmo defeito que é de possuir suporte somente em inglês, então quem não sabe nada de inglês ou entende pouco vai se bater um pouco para  solicitar alguma ajuda pro suporte, mas isto pode ser contornado um pouco utilizando o Google Translate.

No Brasil ainda temos o serviço do Klickmail do Érico Rocha que parece ser uma “versão em português” do Aweber, porém a mensalidade lá não é barata iniciando em 97 reais por mês.

E ainda existe outra opção em português que é o E-goi. Na E-goi você tem acesso a um plano gratuito para até 500 contatos e este é um dos motivos porque ensinamos como trabalhar com o Autoresponder da E-goi no Negócio Online na Prática, se os seus contatos ultrapassarem este número você vai precisar adquirir um plano pago e o plano pago mais barato custa R$48,00 para uma lista com até 2500 contatos.

16 Comentários

  1. O artigo é bem preciso. Faço apenas uma complementação: o problema com o Hotmail não ocorre apenas no GetResponse. Já utilizei outras plataformas que enfrentam a mesma dificuldade.

    • Daniel Grecco

      Olá Gerson,

      No momento como comentei no artigo tenho usado o Mailchimp e os e-mails estão chegando perfeitamente no Hotmail e na caixa de entrada 🙂

  2. Você não disse nada sobre o MailRelay.
    Você o conhece?
    Poderia fazer algum comentário sobre o mesmo?
    Comecei a usa-lo pois permitem uma ong com até 5000 e-mail mes idenpendente do tamanho da lista.
    Outra opção seria o e-goi que você falou acima.
    Estou indeciso em qual usar comercialmente.
    Obrigado

    • Daniel Grecco

      Olá Adão,

      Nunca utilizei este então não posso comentar a respeito.

      Abraços,

      Daniel

  3. luizinho papadoc

    Grande Daniel! Cara… achei o artigo esclarecedor e muito bem escrito! Muita gente ainda tem essas dúvidas todas ai que vc citou acima….e eu mesmo ainda estava pensativo e questionando qual seria o melhor auto responder… obrigado por me ajudara tomar o que para mim é a melhor decisão: Mailchimp! Abraços Daniel! 🙂

    • Daniel Grecco

      Olá amigo,

      Fico feliz em ter ajudado 🙂

      Forte abraço,

      Daniel

  4. RODRIGO MATOS

    Olá Daniel excelente artigo muito bom mesmo, a ferramenta de autorresponder para quem trabalha na internet é fundamental, no entanto ainda não se tem uma ferramenta ideal para quem deseja trabalhar na internet todas tem suas vantagens e seus problemas. Não seria interessante criar uma ferramenta em português, agregando todas as vantagens da já existentes e adaptada para nossa condições do Brasil.

    • Olá Rodrigo,

      Como eu citei no artigo tem do Klicksite mas eu acho salgado..

      Abração,

      Daniel

  5. Olá Daniel,

    Muito bom o seu artigo! Parabéns!

    Eu estou em dúvida entre o MailChimp e o E-goi, mas com uma boa tendência ao E-goi, por que é todo em português e tem suporte bem eficiente também em português.

    Além disso, é gratuito nos primeiros 500 contatos mas com direito a todo o serviço de autoresponder e não limitado como o MailChimp.

    Os valores mensais nos planos pagos além de serem os melhores ( mais baratos do mercado), se não me engano, aceitam cartões comuns e até boleto e, pelo fato da cobrança ser em Reias, não ficamos a mercê de aumento do Dólar como tem ocorrido e, sabemos que os valores dos outros serviços não se limitam aos que são fornecidos, na fatura do cartão, além de pagarmos a variação do dólar, pagamos também IOF e por isso, nunca sabemos o valor exato que vai custar o serviço. 🙂

    Bom, como percebeu estou mesmo bem propenso a utilizar o E-goi por todos os fatores acima descritos, mas, me restam algumas, dúvidas como: taxa de entrega, abertura e se tem recursos avançados como os outros e você mencionou ele muito rápido no seu post, poderia me dizer algo a respeito?

    Desde já agradeço. abraço.

    • Olá Marco, tudo bem ?

      Sim o E-goi tem algumas vantagens por ser em português, porém apesar disso é um autoresponder que não é muito simples de se trabalhar e as pessoas podem se bater um pouco com ele no começo, principalmente quem é iniciante..

      Eu tenho usado o E-goi em 2 projetos de nicho porque ele tem uma vantagem de permitir cadastro sem opt-in, ou seja, sem a pessoa precisar confirmar o cadastro, mas eu mesmo confesso que me bati um pouco com ele no começo. Além disso senti falta de recursos simples que existem em outros e que não tem no E-goi como por exemplo a opção de Duplicar uma Sequência de E-mails ou “Automatização” como referido no E-goi.

      Abraços,

      Daniel Grecco

  6. Olá Daniel, bom dia!

    Gostei muito do seu artigo! Sou menos que iniciante em negócio On-Line. Pois já fiz alguns cursos, comprei domínio, contratei o Optimizepress, comecei a fazer infoproduto, mas não terminei nenhum, comecei também a fazer um site e me deparei com a contratação de um Autoresponder e paralisei, já faz algum tempo e ainda não decidi. Tenho até listas, que é uma vantagem… e ter um Autoresponder que não precisa de confirmação vai ajudar no início.
    Teu artigo me ajudou e estou propenso a retomar os projetos, penso que farei o Mailchimp ou E-goi, que conselho você me dar? e também… Me fale mais a respeito, quando você fala: “Senti falta de recursos simples que existem em outros e que não tem no E-goi como por exemplo a opção de Duplicar uma Sequência de E-mails ou “Automatização”…

    Grato,
    Antônio Fernando

    • Oi Antonio, tudo bem?

      Eu utilizo ambos o Mailchimp e E-goi em meus projetos, em relação a automatização é quando você cria uma sequência de e-mail,digamos com 7 mensagens prontas configuradas para serem entregues de 2 em 2 dias após alguém se inscrever na sua lista..Em ambos é possível criar esta sequência, porém no Mailchimp e outros autoresponders se eu quiser criar uma outra sequência parecida basta duplicar e pronto, este recurso infelizmente não existe no E-goi e você teria que criar outra sequência do zero novamente…

      Abraços,

      Daniel

  7. Parabéns pelo artigo.
    Eu uso o Maichimp faz 3 anos e meu problema é sempre o mesmo, que não sei se teria no Aweber ou GetResponse pois não os utilizo (se puder responder, agradeço).
    Tenho várias listas, e ao enviar um e-mail de lançamento de um produto ou serviço, ao disparar para todas elas, incorro no erro de as mesmas pessoas presentes em mais de uma lista receberem o email 2 vezes, 3 vezes. Vê alguma solução?

    • Olá Paulo,

      Neste caso isto realmente é um problema, para segmentar neste caso acredito que só pesquisando para ver as pessoas que estão em mais de uma lista e excluir para que fiquem somente em uma lista.

      Abraços,

      Daniel Grecco

  8. Fernando Antônio Neves

    Oi, Daniel, boa tarde! Realmente, eu tive muita dor de cabeça com o getresponse por causa do hotmail. A minha taxa de rejeição naquela plataforma foi maior do que 50% em todas as campanhas. O pior é que quando eu solicitei suporte técnico eles, depois de uma semana, responderam-me que o problema estava na minha “baixa reputação”, ou seja, as pessoas não abriam ou clicavam meus emails e por isso eles foram bloqueados.
    Passei, contudo, para o e-goi e a taxa de rejeição caiu para 10% e os cliques e aberturas triplicaram. Em relação a entrega dos emails eu estou achando o e-goi ótimo. Eu lhe pergunto: O que você acha do e-goi?

    • Olá Fernando, tudo bem?

      Sim infelizmente o Get Response tem este problema sério e pelo visto não resolveram até hoje o que é praticamente “imperdoável” para uma empresa de autoresponder.

      Em relação ao E-goi eu uso sim, não no nicho de marketing digital, mas em outros nichos e tem funcionado bem, mas minha preferência ainda é pelo Mailchimp.

      Abraços,

      Daniel Grecco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *