O teste de CTR que não deu e deu certo

Fala galera, depois de um tempo sem postar decidi finalmente fazer o primeiro artigo do ano e escolhi compartilhar com você o resultado de dois testes interessantes que eu fiz, um no ano passado e outro deste ano, foram testes de CTR para verificar a influência do CTR no posicionamento da primeira página, o primeiro teste que eu fiz não deu certo, mas dias atrás depois de ver a postagem sobre CTR e Experiência do Usuário do Rafael Souza decidi fazer um segundo teste de maneira diferente para finalmente poder tirar algumas conclusões e o resultado foi bem interessante, fiquem comigo que vou contar tudo em detalhes…

Teste de CTR Google

Antes de explicar os testes que eu fiz, vou explicar rapidamente o que eu não fiz. Eu optei por não usar um Bot ( robô ) para manipular o CTR, existem diversas ferramentas que se propõem a fazer isto, mas em minha opinião acredito que o Google ainda consegue identificar quando são pesquisas manuais das automáticas, portanto decidi testar com usuário reais com ips diferentes de várias partes do Brasil clicando no meu artigo posicionado.

O Primeiro Teste de CTR

Este teste eu fiz em um grupo de SEO pequeno que eu administrava, pedi por voluntários para me ajudar, algumas pessoas se ofereceram, selecionei as pessoas e elaborei uma estratégia para aumentar o CTR de um artigo meu que na época estava posicionado na quarta posição do Google para uma Palavra Chave de Baixo Volume.

A keyword alvo tinha uma média mensal de 210 buscas, se dividirmos este número por 30 dá uma média de 7 buscas diárias somente o que realmente é bem baixo, então minha ideia era de conseguir aumentar meu CTR para esta busca pra algo em torno de 50% ou mais todos os dias durante uma semana.

Segundo alguma pesquisas o site que fica na primeira posição recebe em torno de 30% a 40% do tráfego, ou seja, tem um CTR de 30% a 40%, então se meu CTR ficasse maior que do primeiro colocado diariamente durante vários dias seguidos pela lógica eu teria que subir de posição, mas infelizmente não foi isto que aconteceu e em vez de subir eu acabei caindo para posição 9.

Para você entender melhor tudo sobre este teste eu fiz um vídeo explicando todo o passo a passo usado no processo, mas antes eu quero comentar sobre o teste número 2 o que deu certo 🙂

O Segundo Teste de CTR

Este teste eu fiz alguns dias atrás e a metodologia foi completamente diferente e muito mais “simples” do que do primeiro. O alvo do teste foi o mesmo artigo do teste 1, que desta vez se encontrava na posição 8 do Google.

Desta vez eu decidi simplesmente colocar um post na minha timeline do Facebook e também em grupos do Facebook que administro pedindo para as pessoas buscarem pela keyword ( conversionwp ) e depois de encontrar meu site na busca, clicar nele, navegar por uns 15 a 30 segundos dentro do artigo e fechar o site em seguida.

Devido a experiência que eu tive com o teste 1 meses atrás, não estava botando muita fé que este teste fosse dar algum resultado, mas felizmente deu resultado sim, o artigo subiu da posição 8 para 6 em questão de 2 horas, depois foi para posição 5 e chegou até a bater TOP 2 para esta busca.

Conclusõs sobre os Resultados dos Testes

Porque um teste deu resultado e outro não ? Bem, por isso que foram testes diferentes, para avaliar métricas e conceitos diferentes e assim tentar descobrir o que realmente vale pro Google, ou seja, se CTR influencia de verdade e qual a forma ideal de conseguir aumentar o CTR para fazer o site subir nas buscas.

Eu explico tudo isto falando sobre cada teste em detalhes no vídeo abaixo, confira:

 

É como sempre eu digo, para saber se algo funciona de verdade é preciso testar, apenas teoria não basta. Está cheio de pessoas por aí afirmando que o Google funciona assim ou assado, mas sem nunca ter testado na prática pra ver o que realmente funciona, se você quer realmente saber como o Algoritmo do Google se comporta e o que funciona é preciso testar, ir pra prática, se quiser pode fazer um teste de CTR como este que eu fiz e tirar suas próprias conclusões também..

E aí, gostou deste artigo? Se sim deixe seu comentário e se gostou pra valer, curte aí e compartilhe nas redes sociais 😉

PS: Falando em Posicionamento no Google, que tal aprender como posicionar Mini Sites no Google com o Mini Sites de Sucesso?

Curso 100% Grátis
Como Criar um Blog Passo a Passo

6 Comentários

  1. MASSA e como o Rafael citou no video do blog dele CTR e experiencia do usiario tem a ver e conta para ganhar posiçoes….parabens pelo artigo Daniel!!

  2. Excelente artigo Daniel,

    Lendo o seu artigo e vendo o seu vídeo tive uma ideia, se der certo eu escrevo um artigo explicando o que eu fiz.

    Abs!

    • Oi Fábio, tudo bem?

      Maravilha amigo, depois de fazer seu teste compartilhe comigo ok ?

      Abração,

      Daniel

  3. Excelente Artigo, Estou aprendendo bastante aqui em seu blog deniel grecco, cada artigo publicado mais aprendizagem para nos usuários………

    Parabéns! Daniel Grecco

  4. André Ventura

    Estou conhecendo esse mercado agora e pelo que já vi por aí….

    Daniel meu caro!

    Parabéns, muito boa suas matérias, conteúdo fantástico, muito interessante e muito transparente e objetivo.

    André.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *