10 Passos Para Começar a Ganhar Dinheiro na Internet com Blog

Muita pessoas tem interesse em aprender como ganhar dinheiro na Internet, principalmente como ganhar dinheiro com blog. Se você é uma destas pessoas, continue lendo para aprender os 10 passos para iniciar seu primeiro projeto online e criar seu blog.

Trabalhar pela Internet é algo que desperta o interesse de muitos devido a alguns atrativos muito interessantes como a oportunidade de ter uma renda extra ou até mesmo de alcançar independência financeira e assim ter mais liberdade e qualidade de vida.

O problema é que a maioria das pessoas tem dificuldades em encontrar e reunir todas as informações necessárias para criar seu primeiro blog para começar a ganhar dinheiro online. Por isso resolvi criar este artigo com um passo a passo bem fácil de ser seguido que tenho certeza que vai te ajudar nesta tarefa.

10 Passos para Começar a Ganhar Dinheiro na Internet com Blog

  1. Definir o nicho de atuação do seu blog.
  2. Escolher um domínio com palavras exatas.
  3. Registrar seu domínio.
  4. Contratar um serviço de hospedagem com suporte a Word Press.
  5. Instalar o Word Press.
  6. Traduzir e configurar o WordPress.
  7. Criar a identidade do seu blog.
  8. Criar os primeiros conteúdos.
  9. Escolher os formatos de monetização.
  10. Colocar anúncios no blog

Antes de começar a “por a mão na massa” é importante deixar claro que trabalhar com blog não significa dinheiro rápido ou dinheiro fácil. Não quero enganar ou iludir ninguém passando a ideia de que basta criar o Blog, escrever alguns artigos, colocar alguns anúncios e começar a faturar….Trabalhar com blogs realmente dá dinheiro, mas requer muita dedicação e esforço, então é importante ter isto em mente antes de começar.

Passo 1 – Definindo o nicho do seu Blog

Este passo é o mais importante de todos e o sucesso do seu blog e de todo seu projeto vai depender muito desta etapa, portanto é algo no qual você deve dedicar um bom tempo para fazer a escolha acertada.

Blog de Nicho - Primeiro Passo

Um nicho nada mais é do que um segmento de atuação, ou seja, algo que fala de determinado assunto específico. Por exemplo:

– Emagrecimento
– Futebol
– Corrida
– Filmes

O recomendado é que se possível você escolha um nicho de atuação na qual você tenha um bom conhecimento para escrever a respeito deste assunto. Evite começar um blog com segmentos que falam de vários assuntos pois será muito mais difícil de ter sucesso, optar apenas por um nicho bem específico e de preferência que tenha poucos concorrentes é meio caminho andado para o sucesso!

Para te ajudar a criar um blog de nicho, descrevi neste artigo 7 ferramentas grátis utilizadas para descobrir um nicho interessante para seu blog!

Passo 2 – Escolhendo o domínio para o seu Blog

Esta etapa também é muito importante, embora você possa começar utilizando sistemas gratuitos como o Blogspot, se deseja ter sucesso mais rapidamente nada melhor do que começar com um domínio próprio, ter um domínio próprio também passa mais credibilidade e confiança para os visitantes do seu blog.

Aqui a grande sacada é registrar um domínio certo e estrategicamente perfeito para isto você vai precisar escolher palavras exatas para seu domínio. Por exemplo, supondo que você tenha escolhido trabalhar com o nicho de emagrecimento e de forma mais específica com o tema “Receitas para Emagrecer”, o ideal neste caso é registrar um domínio que tenha estas duas palavras exatas nele como por exemplo www.receitasparaemagrecer.com.br.

Porém o que fazer se o domínio com as palavras exatas que você quer já estiver registrado? Neste caso a primeira coisa a fazer é ver se existe disponibilidade deste mesmo domínio com outras extensões como www.receitasparaemagrecer.com ou www.receitasparaemagrecer.net.br.

Se também não estiverem disponíveis então não há outra alternativa senão “sujar o domínio” com 1 ou 2 caracteres a mais no máximo…Em outras palavras, adicione 1 ou 2 caracteres ao final do domínio escolhido e veja se estará disponível para registro, no nosso exemplo poderia ser algo como www.receitasparaemagrecer1.com.br ou www.receitasparaemagrecerb.com.br

Nunca suje o domínio com mais de 2 caracteres ou usando hífens e palavras de conexão, isto vai prejudicar no rankeamento. Também não caia no erro de registrar domínios com extensões menos usadas como o .info por exemplo, mesmo que sejam mais baratos e estejam disponíveis para as palavras exatas que você quer são extensões muito difíceis de rankear bem nas buscas orgânicas, sempre de preferência para .com.br –> .com –> .net.br nesta ordem.

Passo 3 – Registrando seu domínio

Aqui já entramos num item mais “técnico” que não precisa de muitas explicações o que quero frisar porém é que você deve ter muito cuidado ao escolher os locais em que vai registrar seus domínios. Isto porque infelizmente nem todas empresas são confiáveis e algumas costumam “roubar ideias de domínios”..

Devido ao problema acima no caso de registro de domínios no Brasil com extensão .com.br  e .net.br eu recomendo que você faça o registro direto no Registro.br que é o órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil. Basta fazer um pequeno cadastro e você estará apto a registrar seus domínios com muita facilidade.

No caso de domínios internacionais o que eu tenho usado há anos sem nunca ter tido problemas é o Godaddy o qual recomendo a todos devido a seriedade da empresa que é uma das maiores e mais confiáveis no ramo. Para registrar um domínio no Godaddy você vai precisar de um cartão de Crédito Internacional, se você não tem cartão de crédito internacional, não deixe esta barreira pequena te impedir de começar seu negócio online, veja aqui como solicitar gratuitamente  um cartão de crédito internacional Mastercard que funciona na modalidade pré-paga.

Passo 4 – Contratando o serviço de hospedagem para seu blog

A contratação do serviço de hospedagem também é um passo bem importante e por isso a seleção do provedor de hospedagem deve ser bem criteriosa, nunca escolha apenas pelo preço baixo, isto na maioria das vezes pode te dar prejuízo lá na frente. Sempre pesquise muito bem as empresas antes de contratar um serviço, é essencial que o provedor escolhido tenha suporte ao Word Press e que de preferência tenha opção de Quick Install para você conseguir instalar o Word Press com apenas um clique sem maiores dificuldades.

No Brasil infelizmente os serviços de hospedagem deixam muito a desejar e por isso que recentemente eu migrei a hospedagem de todos meus blogs para fora do Brasil na empresa americana BlueHost que oferece um ótimo suporte ao Word Press. Para saber mais sobre hospedagem leia este meu artigo sobre como escolher a melhor hospedagem de sites!

Passo 5 – Instalando o Word Press

Após ter contratado o servidor de hospedagem com acesso a Cpanel, entre no seu Cpanel e vá até a opção Quick Install, uma vez lá dentro você vai achar a opção de instalar o Word Press, basta clicar em cima para realizar a instalação seguindo os passos que ele vai pedir que são muito simples onde basicamente você só vai precisar informar o nome de usuário e e-mail.

A maioria dos serviços de hospedagem oferecem a opção de Quick Install hoje em dia, porém em alguns que não tem esta opção, provavelmente vão te fornecer outra forma de instalação rápida, no host que eu uso por exemplo, para instalar o Word Press existe uma opção chamada Word Press Install, após clicar nesta opção os passos de instalação são os mesmos que do Quick Install.

Passo 6 – Traduzindo o seu Word Press

Quando o Word Press é instalado, ao entrar na área de administração dele a primeira vez você vai ver que todas as opções estão em inglês, felizmente é possível mudar isso para facilitar sua vida.

Para traduzir para o português você deve acessar o Cpanel e depois ir  no gerenciador de arquivos e selecionar a pasta raiz
(publich_html), procure pelo arquivo chamado wp_config.php, clique nele e depois na opção editar, quando o editor abrir  pressione as teclas CTRL+F para abrir a caixa de busca e procure pelo termo WPLANG, você deve encontrar um código como o abaixo:

define(‘WPLANG’, ”)

Dentro das aspas coloque o valor pt_BR, o código agora vai ficar assim:

define(‘WPLANG’, ‘pt_BR’)

Salve o arquivo, feche o gerenciador de arquivos e logue na sua página administrativa do Word Press
( www.seusite.com/wp-admin).

Dentro do painel do Word Press vá na opção atualizações e vai ver a opção de atualizar o Word Press para português, clique em atualizar e após isto o painel ficará todo em português.

Passo 7 – Criando a identidade do seu blog

É chegada a hora de “dar vida” ao seu blog, ou seja, de configurar a aparência dele, cores, etc. Para isto você vai utilizar os temas, existem milhares de temas para Word Press, alguns gratuitos e outros pagos, basta escolher algum de sua preferência e instalar através do menu aparência na opção temas.

Passo 8 –  Criando os primeiros conteúdos

Com o blog pronto, agora é hora de começar a “movimentar a máquina” colocando conteúdo. A criação de conteúdo deve ser muito bem feita, procure sempre escrever conteúdo de qualidade que ajudem as pessoas a tirar suas dúvidas e que sejam considerados úteis, além disso é bom sempre tentar escrever conteúdo mesclando texto com imagens, vídeos, slides ou qualquer outra mídia que possa agregar mais conteúdo aos posts.

Passo 9 –  Escolhendo os formatos de monetização

Antes de sair enchendo seu blog de anúncios é vital fazer uma pesquisa para ver quais são os formatos de monetização ideal para seu blog, será que o melhor para seu blog são campanhas que pagam por cliques como o Google Adsense ou campanhas que pagam comissões por venda de produtos e serviços como o Hotmart?

O que não pode acontecer é você encher o seu blog de anúncios que muitas vezes não tem relevância com o assunto pois isto não gerará retorno algum e ainda afastará os seus visitantes. Então se seu blog é sobre emagrecimento, será que o retorno será maior com anúncios do Adsense ou com uma campanha do Hotmart que ensina como emagrecer em 10 dias ?  Esta análise é muito importante.

Passo 10 – Colocando os anúncios no site

Finalmente após escolher o formato de monetização chegou a hora de colocar os anúncios no seu blog, aqui vale a mesma dica que dei acima, não encha o blog de anúncios, mesmo que estes sejam relevantes, os visitantes não gostam de blogs com muitos anúncios..

Os melhores locais para colocar os anúncios são na sidebar  ( do lado esquerdo ) e nos posts colocando um anúncio no início de cada post e mais 1 ou 2 no final de cada post.

Ao cumprir os 10 passos acima  e ao continuar alimentando seu blog com conteúdo de qualidade em poucos dias as visitas começarão a chegar e você vai ter seus primeiros ganhos que começam pequenos mas que vão crescendo conforme a qualidade do seu trabalho!

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