7 ferramentas Grátis para criar um Blog de Nicho

A maioria das pessoas tem dificuldade para criar um blog de nicho, principalmente para iniciantes, tanto é verdade que existem cursos sendo vendidos que falam  especificamente somente sobre “blogs de nicho“.Mas eu tenho uma boa notícia, você não precisa comprar um curso destes se seu objetivo inicial for apenas descobrir um bom nicho pra começar seu blog, existem no mínimo 7 ferramentas grátis que você pode usar para “garimpar nichos lucrativos” e criar seu primeiro blog de nicho.

1 – Pesquisando um Nicho com o Planejador de Palavras-Chave

O Planejador de Palavras-Chave é uma ferramenta de palavras chave gratuita existente dentro do Google Adwords, a plataforma de anúncios do Google.

Para ter acesso a esta ferramente é muito simples, basta você ter uma conta do Google, como uma conta no Gmail, logue em sua conta e depois entre na página do Google Adwords, uma vez lá dentro vá até o menu principal ( no topo ) na opção Ferramentas e clique em Planejador de palavras-chave.

O próximo passo é clicar onde diz “Pesquisar novas ideias de palavras-chave e grupos de anúncios” conforme imagem abaixo:

Pesquisa no Planejador de Palavras-chave

Coloque palavras ou termos que você tenha interesse e depois clique em obter ideias, no exemplo abaixo digitei o termo “aprender a dirigir:

Descobrir Nicho com o Planejador de Palavras Chave

Agora na próxima página clique em “ideias de palavras-chave” :

Ordenar Palavras Chave

Um pouco mais abaixo em Palavra-chave por relevância clique em “Média de pesquisas mensais” para ordenar as palavras e termos pelos mais visitados:

Como ordenar as palavras chave

Como você pode ver tem uma palavra chave bem interessante que é “medo de dirigir” e é buscada em média por 4400 pessoas por mês, são poucas visitas mas ao mesmo tempo deve ter menos concorrência, então você poderia trabalhar com um blog de micro-nicho voltado para pessoas com medo de dirigir por exemplo e ter resultados interessantes..

2 – Pesquisando um Nicho com o Google Instant

O Google instant nada mais é do que o preenchimento automático na caixa de busca do Google. Você já reparou que quando você começa a digitar algo ali o Google muitas vezes preenche alguns termos para você ?

Por exemplo ao começar a digitar algo como “receita de bolo” o Google dá sugestões como “receita de bolo de chocolate”..Isto é o Google Instant, ou seja, as sugestões que o próprio buscador nos dá. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Pesquisar nichos para blogs com o Google Instant

Você pode usar estas sugestões para encontrar termos que as pessoas estão pesquisando, depois pode pegar estes termos e pesquisar lá no Planejador de Palavras-Chave para verificar se são nichos interessantes para se trabalhar.

3 – Pesquisando um Nicho nas Pesquisas Relacionadas do Google

O Google também fornece outras informações interessantes quando fazemos uma busca, e estas informações também podem nos ajudar a encontrar palavras-chaves interessantes na busca por um nicho.

Ao fazer uma pesquisa qualquer se você rolar a página vai ver lá embaixo algumas sugestões parecidas com o que você pesquisou em Pesquisas Relacionadas:

Procurar nichos através das pesquisas relacionadas

Agora tudo que você precisa fazer é pegar estas ideias e também pesquisar no Planejador de Palavras-chave.

4 – Pesquisando um Nicho com o Google Trends

O Google Trends é outra ferramenta gratuita do Google que ajuda muito na pesquisa de um nicho, é uma ferramenta pouco conhecida porém muito importante pois ajuda a verificar se determinado assunto está em alta ou em queda e qual e a tendência de interesse em determinado assunto:

Descobrir tendência de um nicho com o Google Trends

Em outras palavras, você pode facilmente identificar se vai valer apena investir num nicho relacionado a determinado assunto ou não e para determinar isto basta verificar se o interesse por aquele assunto está crescendo ou caindo com o passar do tempo, no nosso exemplo acima a tendência é que as buscas por aprender a dirigir continuem crescendo, porém se você pesquisar por exemplo o termo adestramento para cães vai ver que o interesse tem caído com o tempo, então não valeria a pena investir em um nicho sobre este assunto.

5 – Pesquisando um Nicho com o Youtube

O Youtube é mais uma ferramenta excelente do Google que podemos utilizar para descobrir nichos em que as pessoas tem interesse ou nichos rentáveis, veja como fazer facilmente no vídeo abaixo:

Como você deve ter percebido com o Youtube, o Google nos dá um total de 5 ferramentas gratuitas que podemos utilizar para descobrir bons nichos para criar um blog, agora vamos ver outras ferramentas gratuitas que não estão ligadas ao Google…

6 – Pesquisando um Nicho com o Facebook

O Facebook também nos proporciona algumas formas bem simples de pesquisarmos e identificarmos bons nichos sem precisar gastar um centavo, também preferi criar um vídeo pra explicar como fazer isso, veja abaixo:

7 – Pesquisando um Nicho com o Yahoo Respostas

Não sei se você conhece o serviço Yahoo Respostas do Yahoo, fato é que muitas pessoas conhecem e utilizam este serviço para fazer perguntas em busca de solução para as mais diversas dúvidas, então de certa forma é um grande e ótimo repositório que mostra o que as pessoas estão buscando ou querendo solucionar, sendo assim é um ótimo local para descobrir nichos para blogs.

Para usar é muito simples, acesse o site do Yahoo Respostas e depois coloque um termo na caixa de pesquisas e clique em Buscar em Respostas:

Descobrindo Nichos para Blogs no Yahoo Respostas

Você pode ordenar os resultados por relevância ou pelos mais recentes, mas leve em consideração que ordenar por relevância sempre vai te gerar resultados mais precisos assim como no caso do You Tube.

Ufa, terminei….Se o problema para iniciar seu blog de nicho é que você não sabia por onde começar, agora você já sabe pelo menos 7 maneiras úteis de pesquisar temas e encontrar um nicho para blog interessante e que seja lucrativo.Agora que você já conhece estas ferramentas para criar um blog de nicho tá esperando o que? Comece a pesquisar um nicho para seu blog hoje mesmo!

5 Comentários

  1. Daniel, quando optei por registrar o domínio do meu blog, mesmo as palavras-chave principais não tendo um número relevante de buscas no google, eu o fiz porque a busca feita no Facebook e no Youtube resultaram em milhares de buscas e visualizações do meu nicho nesses segmentos… Acho que a pesquisa no Youtube é PRIMORDIAL porque agora as pessoas estão aprendendo que vídeos são um ótimo negócio, logo ele será o grande indicador para busca de nichos de mercado ! Parabéns pelo artigo, muito útil para quem quer começar um blog, coloque aí nas suas palavras-chave (tags) o termo “evergreen”, é conteúdo que não muda, super “up” ultimamente.

    • Daniel Grecco

      Olá Helena,

      Sim, o YouTube é excelente para isso e também para conseguir tráfegos para blogs, páginas de captura e até mesmo para gerar vendas, tem pessoas que ganha muito bem apenas com YouTube.

      Abraços e sucesso,

      Daniel Grecco
      //www.danielgrecco.com.br

  2. Thiago

    Daniel,
    Você acha que colocar algum site, blog, para pessoas acessarem no Yahoo Respostas é bom, ou é uma forma de Spam e o google pode penalizar o site?
    Abraço!

    • Daniel Grecco

      Olá Thiago,

      É uma boa estratégia, mas é preciso saber trabalhar lá dentro para ter resultados e não caracterizar SPAM. Eu e o Kako estamos testando algo muito bacana sobre o Yahoo Respostas e em breve devemos compartilhar com vocês!

      Abração,

      Daniel Grecco

      • Thiago

        Beleza então, ficaremos no aguardo!
        😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *