Como Gravar a Tela do PC e Fazer Vídeo Aulas

No meu último artigo escrevi e fiz um vídeo sobre uma ferramenta de edição online e sinceramente não pretendia escrever um outro artigo técnico sobre ferramentas tão cedo novamente, porém muitas pessoas tem me perguntado como eu gravo meus vídeos com dicas, vídeo aulas, etc.. Como o propósito principal deste blog é ajudar os iniciantes resolvi repensar o assunto e por isso neste artigo você vai aprender como Gravar a Tela do Pc para fazer vídeo aulas.

Gravar vídeos com webcam é simples e fácil, qualquer um consegue sem maiores dificuldades, basta ligar a cam, se posicionar na frente dela e apertar o botão de gravação do programa usado com a Webcam, para gravar vídeos onde seu interesse é fazer vídeo aulas ou gravar a tela do PC para mostrar algo o método não é muito diferente, tudo que você vai precisar é de um programa de gravação de tela, um screen record.

Existem diversos programas profissionais utilizados para estes propósito como o Camtasia Studio ou Sony Vegas que são os mais conhecidos, porém são programas pagos e um pouco complexos, quem está iniciando pode se perder com eles, mas não se preocupe eu vou te mostrar como você pode criar vídeo aulas ou vídeo tutoriais gravando a tela do seu PC com um programa simples, pequeno e gratuito..

Como Gravar a Tela do Seu PC e Fazer Vídeos com o Atube Catcher

Através do programa Atube Catcher você pode “Filmar a tela do PC” e fazer vídeos para o YouTube com facilidade, aprenda como utilizar o Atube Catcher para gravar vídeos e criar tutoriais ou vídeo aulas no vídeo abaixo:

Agora você já pode criar seus vídeos tutoriais ou vídeo aulas para enviar para o YouTube ou qualquer outro site de vídeos. Lembre-se de que vídeos são uma ótima fonte de tráfego para seu blog então trabalhar com vídeos é mais do que recomendado para ter mais sucesso com seu blog!

9 Comentários

  1. Olá Daniel,

    Tenho esse programa instalado no meu PC

    nunca usei para vídeos,uso o Camtasia…..

    Vou ver seu vídeo completo para usar esse

    programa também…

    Valeu pelo vídeo..Sucesso

    Adilson!

    • Daniel Grecco

      Olá Adilson,

      O Camtasia é ótimo, mas o Atube quebra um galho legal pra quem não pode arcar com um software como o Camtasia, também é mais rápido para criar vídeos da tela do pc pois não demora pra converter e renderizar como o Camtasia.

      Abração,

      Daniel Grecco

  2. Nossa, muito boa essas dicas que você nos passou sobre essa grande ferramenta do, atube Catcher! Na verdade eu ja tenho ele estalado no meu computador, mas quase não uso, mas agora depois desse video seu, vou usar mais ele, valeu e muito obrigado Daniel Grecco e sucesso sempre.

  3. Grande sacada, Daniel. Há mais de 20 anos que desenvolvi os quebra-cabeças online, utilizando a Tabuada. Mas era difícil explicar para o internauta… Agora, com essa sua dica do Atube Catcher, veja como ficou fácil a explicação. É só acessar: //www.youtube.com/watch?v=i_oY3R4wzWI&feature=em-upload_owner
    Seus comentários e críticas são muito importantes para mim.
    Abraço. Fique com Deus.
    Julio

    • Oi Júlio,

      Amigo fico muito feliz que esta dica tenha te ajudado, realmente gravar a tela do PC com o Atube Catcher é bem simples, é uma ótima forma de fazer vídeos.

      Parabéns pelo seu vídeo, ficou bem bacana, o assunto é bem interessante.

      Abração,

      Daniel

  4. Claudio Moitinho

    Caro Daniel.

    Ótimo vídeo; parabéns?
    Que programa utilizar para gravar o que está na tela do computador, com áudio e imagem do instrutor (tela inteira ou miniatura) pela webcam?

    • Oi Claudio, tudo bem?

      Para gravar a tela do computador e ao mesmo tempo você falando é preciso usar um programa de edição de vídeos profissional, o Camtasia.

      Abraços,

      Daniel

  5. Moris Alkabes

    Olá Daniel! Tudo bem?
    Gostaria que você me esclarecesse um detalhe.
    Uso o Atube Catcher sem problemas, quando desejo gravar da tela do monitor do PC. Até aí sem problemas.]
    Assisti alguns vídeos em que o autor interage com a tela durante a gravação.
    Explico melhor.
    Gostaria de poder acrescentar algo como uma palavra ou desenho simples como marcação ou ênfase em determinadas imagens. Por exemplo, acrescentar a borda de um retângulo enfatizando uma fórmula mostrada. Nos meus arquivos PDF ou JPG esses detalhes não existem, mas conforme vou explicando durante a gravação, há necessidade de incluir esses detalhes.
    Já vi inclusive em alguns vídeos no YouTube. O autor acrescenta o detalhe na imagem e continua o vídeo com outra imagem. Depois ele, por algum motivo, retorna àquela imagem e decide apagar alguns acréscimos.
    As ênfases acrescentadas à imagem pertencem a aquela imagem, mas podem ser apagadas ou outras podem ser acrescentadas. Os arquivos originais não permanecem com as ênfases.
    Você conhece como incluir estes detalhes em videoaulas?
    Apreciaria muito um retorno de sua parte.
    Grato.

    • Olá,

      Neste caso a pessoa está utilizando um editor de vídeos profissional para gravar e editar, como o Camtasia por exemplo.

      Abraços,

      Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *