Divulgar Programas de Afiliados com Banners Vale a Pena?

Já houve um tempo anos atrás em que era muito fácil divulgar programas de afiliados, tudo se resumia em apenas colocar alguns banners nos sites e blogs e esperar pelos resultados. Mas será que isto ainda funciona hoje em dia? E mesmo que funcione, será que os resultados esperados ainda são os mesmos? É isto que vamos analisar neste artigo, se a publicidade com banners ainda é viável.
Em 1997 foi quando dei meus primeiros passos na Internet criando alguns sites pequenos em sistemas gratuitos como os antigos serviços kit.net, Geocities e outros. Na época não haviam tantos sites aqui ainda e os casos de sucesso mais conhecidos na Internet no Brasil eram de sites de busca como o Cadê, também não havia tantas oportunidades para monetizar blogs como existem atualmente, na verdade nem existia o termo blog ainda,ou seja, o cenário era totalmente diferente, podemos dizer que tudo ainda era bem cru.

Devido ao cenário acima eu inicialmente nem pensava em monetizar meus sites e só depois de um tempo fui atrás de algo e mesmo assim praticamente não encontrei nada aqui, o primeiro programa de afiliados realmente interessante que eu comecei a utilizar foi o Mercado Sócios do Mercado Livre ( que foi desativado ano passado ),lembro muito bem que no início deste programa de afiliado eles pagavam por clique valores de até 20 centavos por clique.

Depois do Mercado Livre conheci outras opções de ganhar com cliques com empresas como a SoftClick ( fechou também ) e em 2004 com a entrada do Google Adsense no Brasil finalmente as coisas começaram a ficar mais interessantes..Portanto vou pegar este ano de 2004 pra frente pra analisar o retorno com a publicidade com banners através de programas de afiliados.

Taxas de CTR em 2004

Programas de Afiliados - O que é CTR

Em 2004 o CTR ( taxa de cliques em um anúncio ) era realmente muito interessante, lembro que eu analisava esta questão muito bem para tentar obter a melhor taxa de retorno com os anúncios.

Era normal banners “comuns” em formatos pequenos como 468×60 gerarem taxas de 0,5% a 0,8% em média e no caso de banners neste mesmo formato mas com uma qualidade e “atrativo” maior chegavam a gerar taxas de 1% a 2,5%, quando a campanha era muito ruim a taxa média de CTR girava em torno de 0,3%.

Se os resultados com um banner full de tamanho 468×60 era este, então saiba que banners com outros formatos maiores e chamativos como 728×90 ou 300×250 conseguiam gerar taxas de CTR maiores ainda..

Taxas de CTR em 2014

Hoje, 10 anos depois houve uma queda ENORME no CTR médio da publicidade com banners e para conseguir obter um bom CTR com este tipo de publicidade é preciso ter verdadeiras “habilidades ninja”.

O CTR médio hoje fica em torno de 0,1% a 0,2% ( o que era considerado horrível em 2004), até campanhas que fiz no Google Adwords com banners tem gerado CTR baixo, chegando a menos de 0,1% em alguns casos, certa vez cheguei a receber resposta de um funcionário do Google informando que um CTR de 0,1% é a média mesmo..Valores de CTR acima de 0,3% já são considerados resultados bons para campanhas de publicidade com banners atualmente.

Não são raros resultados abaixo de 0,10%, na verdade está se tornando comum ter um CTR  entre 0,04% e 0,09%, para você ter uma ideia, em um estudo realizado por algumas empresas como a Real Media foi constatado que o valor médio de CTR está em torno de 0,09%, detalhe, este estudo foi realizado em 2010 e usaram uma média de 500 bilhões de impressões de anúncio para medir os resultados .

Como você pode perceber houve uma queda GIGANTE no desempenho de campanhas de publicidade com banners, em média a cada 1000 exibições de banners apenas uma pessoa clica, este tipo de resultado é horrível… mas porque que os resultados caíram tanto? Será que ainda é interessante veicular publicidade com banners ?

Motivos do CTR Baixo na Publicidade com Banners

Um dos motivos é que atualmente os usuários não confiam muito em banners ou pops de propagandas, ou seja, ficam com receio de clicar em propagandas, além disso uma boa parte das pessoas não gostam de clicar em um anúncio que vai “tirar” elas da página onde estão lendo um conteúdo de interesse.

Mas sinceramente acredito que isto é apenas a “ponta do iceberg”, em minha opinião o que prejudica e muito o CTR nos banners de publicidade é o excesso de banners, se em 2004 não havia tantas opções de anunciantes, programas de afiliados, etc, hoje em dia tem muitas opções.

Ter muitas opções de anunciantes e campanhas para veicular campanhas com banners em um site ou blog não deveria ser um problema, porém o que ocorre é que muitos donos de sites e blogs lotam os sites com anúncios de diversos anunciantes e programas de afiliados e isto em vez de gerar mais ganhos para o dono do blog acaba tendo o efeito contrário pois o excesso de anúncios acaba dispersando ou irritando os usuários.

Já aconteceu comigo algumas vezes e tenho certeza que já aconteceu com você também, quantas vezes você entrou em um blog e deu de cara com vários banners, anúncios flutuantes e pops saltando na sua frente ? Assim como eu, tenho certeza que sua reação foi a mesma, ou seja, fechou o site na hora e foi procurar o conteúdo em outro “blog limpo”.

Infelizmente tem muitas pessoas que acham que vão ganhar muito dinheiro com seu blog se lotarem o blog com anúncios do topo ao rodapé e na verdade o efeito é o contrário, dificilmente vão ganhar dinheiro na Internet assim.

Este problema não acontece somente com blogs e sites pequenos, eu mesmo tenho me irritado muito ao acessar alguns “grandes portais” para ver notícias e ser incomodado com anúncios toda hora, odeio quando vejo o link de uma notícia e vou clicar e abre um anúncio expansivo em cima, eu fecho na hora..

Isto tudo faz com que as pessoas se tornem cada dia mais avessas a publicidade com banners e outras mídias similares, um outro efeito negativo que causa é que as pessoas acabam se acostumando com os banners de anúncios o que faz com que eles se tornem “invisíveis” para os usuários, ou seja, a maioria das pessoas passam batidas pelos anúncios.

Publicidade com Banners Ainda Vale a Pena  ?

Em minha opinião a resposta é um grande não! Não estou afirmando que você nunca vai ganhar nada colocando banners de afiliados em seu blog, porém o retorno será muito baixo, talvez valha a pena colocar um ou dois banners no máximo na sidebar de forma fixa e alterar os produtos ou afiliados divulgados de tempo em tempo para não ficarem invisíveis aos usuários, mas fora isso acredito que é perda de tempo.

Hoje em dia a melhor forma de conseguir ter retorno financeiro divulgando programas de afiliados e produtos é  interagir com os usuários do seu blog e fazer divulgações com recomendações através de links de texto,publi-editoriais, e-mail e outros, é claro que  estas recomendações devem ser sobre coisas relacionadas ao assunto do seu blog e de preferência algo que realmente ajude seus usuários, aqui está a verdadeira mina de ouro pois afinal como diz o ditado: “é dando que se recebe”

E você o que acha sobre divulgar programas de afiliados com banners ?

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