Hotmart ou Google Adsense, Qual o Melhor para o Seu Blog?

Não importa se você já tem um blog e já começou a rentabilizar o mesmo com anúncios ou se você ainda não chegou nesse ponto, já parou pra pensar: Hotmart ou Google Adsense, qual a melhor opção de rentabilização para seu Blog?

Tenho certeza de duas coisas:

  1. Muita gente nem sabe o que é o Hotmart.
  2. Mais de 90% das pessoas que iniciam um blog pensam de imediato em ganhar com as propagandas do Google Adsense.

Na verdade posso até ir mais longe e dizer que estas duas coisas acima são um fato…Por isso que vou falar rapidamente sobre o Hotmart .

O que é o Hotmart ?

Hotmart é uma plataforma que vende produtos digitais como e-books e cursos em vídeo-aulas e que de certa forma também é uma grande Rede de Afiliados de Produtores ( pessoas que criam estes produtos digitais e vendem no Hotmart).

Existem centenas de cursos e produtos digitais sendo vendidos na Plataforma Hotmart e é possível divulgar todos eles como afiliado e ganhar comissão pelas vendas dos produtos que escolher promover.

Diferenças entre o Hotmart e Google Adsense

Acredito que o Google Adsense dispensa apresentações por ser a plataforma de monetização mais conhecida de todos os tempos,  é o sistema de afiliados do Google que paga por cliques nos anúncios dos anunciantes, então a principal diferença entre os dois é que enquanto o Google Adsense paga os afiliados por clique o Hotmart paga os afiliados por venda.

Qual a melhor opção, Google Adsense ou Hotmart?

Esta pergunta parece simples de se responder mas na prática não é bem assim, eu diria que a melhor resposta para esta pergunta é:

– Depende…..

Depende do que ? De vários fatores como nicho do seu blog, quantidade de visitas que recebe, qualidade das visitas, interação dos visitantes com seu blog, etc. Em alguns casos você pode até mesmo usar os dois ao mesmo tempo com um excelente resultado.

Quando o Google Adsense é a Melhor Opção

Se seu blog possui muitos visitas e pageviews por dia o Google Adsense pode ser uma excelente opção, os resultados podem ser melhores ainda se o assunto tratado em seu blog for de um nicho que tem um número bom de anunciantes que pagam valores altos de cliques, se o CTR ( taxa de cliques ) for alta para o seu nicho então o Google Adsense pode dar um bom dinheiro mensalmente.

Quando o Google Adsense é a melhor opção para seu blog

O Google Adsense também é a melhor opção no caso de Blogs com assuntos diversos ou com conteúdo mais voltado para entretenimento, sites de recados, mensagens, imagens e semelhantes já que dificilmente um curso do Hotmart será vendido em sites com estes perfis ou podem até ser vendidos mas muito raramente, então ganhar por clique seria a melhor opção.

Em blogs com poucas visitas dificilmente o Adsense será uma opção viável.

Quando o Hotmart é a Melhor Opção

Quando o Hotmart é a melhor opção para seu blog

Posso afirmar sem medo de errar que o Hotmart é sua melhor opção no caso de blogs com poucas visitas mas que possuem um nicho específico rentável, se você por exemplo trabalhar no nicho de ganhar dinheiro em casa ou ganhar dinheiro pela Internet, existem vários cursos de qualidade no Hotmart que podem ser divulgados e gerar vendas e dinheiro mesmo em blogs pequenos.

Existem hoje alguns blogueiros de nicho que possuem blogs pequenos que tem entre 800 a 2 mil visitas por dia e apesar disso conseguem ter uma renda mensal de 5 mil reais ou mais por mês com o Hotmart. Com esta quantidade de visitas se utilizassem o Adsense, mesmo que tivessem uma taxa de CTR alta e recebessem um bom valor por clique não chegariam perto destes ganhos.

O Hotmart também é a melhor opção quando falamos em “micro-nichos”, ou seja, em blogs que trabalham com nichos muito pequenos que recebem de 2 mil a 5 mil visitas únicas por mês somente.

Supondo um blog que fale sobre sedução feminina por exemplo, digamos que receba 3 mil visitas por mês, é pouco, porém há produtos super interessantes no Hotmart sobre este assunto e se com estas 3 mil visitas o dono do blog conseguir vender apenas 1 curso por semana pode conseguir obter uma receita mensal de mais de 500 reais tranquilamente.

Em casos de blogs com muitas visitas e que também falam sobre um tema em específico nem preciso dizer que o resultado com o Hotmart também pode ser fantástico.

Em blogs com muitas visitas você poderia utilizar os dois ao mesmo tempo, porém eu recomendo pesar bem na balança, afinal alguém pode clicar num anúncio do Adsense e te gerar um ganho de 50 centavos por este clique, mas você pode estar deixando de ganhar uma comissão de mais de 50 ou 100 reais desta pessoa caso ela clicasse em um banner de um produto do Hotmart e comprasse ele.

Hotmart ou Adsense – Conclusão

Tudo vai depender do projeto de cada um e de fatores como  número de visitas, nicho do blog, público, etc. Por experiência própria em um blog de nicho pequeno eu cheguei a ganhar mais de 800 reais em apenas um mês com o Hotmart e no mesmo mês mal cheguei a 70 dólares de ganhos com o Google Adsense

Hoje na maioria dos meus projetos eu não vejo muito sentido no Adsense pois tenho trabalhado só com nichos e sendo assim o retorno com o Hotmart é mais garantido, porém em um ou outro projeto antigo que não possui um nicho bem definido eu continuo utilizando o Adsense.

16 Comentários

  1. Comparar Adsense com Hotmart é loucura, dificilmente você terá menos ganhos no Adsense que qualquer outra plataforma, aprendam isto, Adsense sempre pagou mais que outros sistemas de anuncios.

    • Olá Bruno,

      Acredito que você está equivocado. Que é fato que o Adsense paga muito bem se comparado a muitos programas de afiliados que pagam por cliques, cpm, etc não dá pra negar.

      Mas em relação ao Hotmart se souber trabalhar da forma correta dá pra ganhar muito mais do que com o Adsense, mesmo tendo um site com poucas visitas.

      Este fim de ano que tive um resultado considerado “fraco” alcancei cifras que muita gente com sites com milhares de visitas no Adsense não conseguem como mostrado na imagem abaixo:

      Meus ganhos nos últimos 30 dias!

      Este valor ainda não é tão alto, tenho amigos como o Jordão Felix que com um site com menos de 1000 visitas por dia atinge tranquilamente 20 mil reais ou mais por mês apenas com o Hotmart, ganhar tudo isso em um site com poucas visitas assim utilizando o Adsense é impossível..

      Abração,

      Daniel Grecco

    • O problema que o Google Adsense é muito exigentes, reprovam por qualquer coisa, nunca consegui colocar o google Adsense no meu site eles sempre me reprovam, e não dizem por que, mas outro me aprovam.

  2. Thalita

    Olá Daniel,
    Possuo um blog de culinária. Ainda não há muitos visitantes, pois ainda não consegui divulgar tanto assim. Mas possuo um conteúdo legal.
    Porém, agora gostaria de me dedicar exclusivamente a ele.
    Pelo que entendi, o melhor seria utilizar o Hotmart. É isso mesmo?

    • Oi Thalita, tudo bem?

      O nicho de culinária é um nicho interessante pra promover produtos do Hotmart pois tem vários produtos interessantes lá como cursos de cupcake, bolos, churrasco, etc e todos vendem bem, digo por experiência própria porque eu mesmo já vendi alguns destes cursos.

      Abraços,

      Daniel Grecco

  3. Renan F.M.

    Ola Daniel, gostei muito do seu post, me ajudou bastante. Eu tenho um blog onde falo sobre assuntos esportivos (principalmente futebol). Eu ainda não tenho muitas visitas, estou na luta para divulga-lo. Ja tenho hotmart e agora quero passar a ter também o adsense. Obrigado pelas dicas

    • Olá Renan, tudo bem?

      Que bom que o post te ajudou, fico realmente feliz com isto 🙂

      PS: Removi seu site dos comentários ok? Não permito que coloquem sites nos comentários pois se não vira bagunça.

      Abraços,

      Daniel

  4. Muito Obrigado, Me ajudou muito, queria tirar uma ultima duvida com você, O Hotmart agora tem o sistema de Hotshop, que você pode colocar no seu site pra virar uma loja virtual, seria bom usar esse sistema de Hotshop? Ou é melhor fazer um artigo próprio para cada produto promovido do hotmart? Ou usar as 2 dicas, tanto o Hotshop quanto artigos próprios. obrigado 😉

    • Olá Wallace, tudo bem?

      Eu nunca testei o Hotshop mas já fiz algo semelhante com alguns scripts e para ser sincero o retorno é bem baixo, hoje em dia parece que as pessoas estão meio que “imunes” a propagandas mesmo quando elas vem em formato de vitrine ou de shopping…rs

      Mas não custa tentar, é um “plus” a mais que pode gerar uma ou outra venda..

      Abração,

      Daniel

  5. Leonardo Ciriaco

    Olá Daniel, queria tirar uma duvida com voce.
    Estou começando um site de moda e pretendo usar o hotmart. Voce acha que para esse nicho o hotmart é mais indicado ou seria o Adsense ??
    Valeu

    • Olá Leonardo, tudo bem?

      Tem bastante produto no Hotmart sobre isto e também deve ter em outras plataforma como Eduzz e Monetizze, eu acredito que vale a pena sim, além disso público feminino é público muito bom pra trabalhar porque compram com facilidade e existem diversos produtos que podem ser oferecidos.

      Abraços,

      Daniel

  6. O único problema de outro site como boo-box.com.br, Chitika, AnunciAD e outros que conheço, não são muito confiáveis, pois, eles pagam por “cpm” e meus sites tem mais de mil acessos por dia isso mostra o webstatisc, webanalizer e outro que uso no plugin do wordpress, mas, esta realidade não aparece no sistema deles, sempre informando que só tive 20 a 30 acessos por dia, que não né verdade. meu site tem mais de 1000 bancklinks e sites .EDU. nunca usei o Hotmart, por que ele paga por venda e não por clicks. mas, talvez acredito que posso até ganhar mais, posso fazer um teste se meu site for aprovado!

    • Oi Marcos,

      Para valer apena campanhas CPM, você precisa ter dezenas ou centenas de milhares de acessos únicos por dia.

      Hoje em dia compensa muito mais promover produtos que pagam por venda do que por anúncios para ganhar com cliques, sabendo trabalhar o retorno é muito maior…

      Abraços,

      Daniel

  7. Cesar Lawall

    Oi, tenho um blog que é basicamente sobre jogos, tenho em torno de 8 mil à 10 mil visitas diárias, meus ganhos estão em torno de 3 à 5 dólares por dia no adsense, e queria saber se o hotmart poderia ser conciliado com o adsense…

    • Oi Cesar, tudo bem?

      Sim, pode sim, porém existem sites em que é mais interessante trabalhar como afiliado usando Hotmart, Monetizze, Eduzz, etc e em outros é mais vantajoso com Adsense, tudo é questão de teste.

      • maria do rosario

        meu problema è que tenho o rasciocinio muito lento e demoro
        para entender como fazer todo o processo,mas me cadastrei
        no hotmart foi justamente para seguir o que ele pode oferecer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *